terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Portfólio Reflexivo Eletrônico como instrumento de avaliação1

O portfólio reflexivo representa um importante instrumento de avaliação e auto-avaliação
da aprendizagem, podendo ser caracterizado como uma prática educacional e avaliativa de
caráter emancipatório (ALARCÃO e TAVARES, 1999; SÁ-CHAVES, 2000; 2005). Conceitos
como pertinência, legitimidade, metacognição, auto-regulação, regulação sistêmica e
prática reflexiva remetem para a possibilidade de reflexão do processo por parte do tutor,
bem como do desenvolvimento da autonomia do aluno.
Além disso, no contexto de formação profissional e pessoal, o portfólio reflexivo, na
medida em que possibilita a análise da realidade e da prática pedagógica no confronto com
a teoria, permite que o tutor e o aluno construam um sentido para a teoria, compreendam
melhor a coerência de sua ação em relação ao paradigma que a delineia, reorganizando
sua intervenção na realidade.
O portfólio é uma possibilidade de revelar e dar visibilidade aos processos de cada tutor,
mediante avaliação e crítica pelos pares, explicitando as concepções, a prática, a autoavaliação
reflexiva e o progresso no percurso discente e docente. O registro de uma
experiência de processo de avaliação participativa que envolve portfólios traz a
possibilidade de análise do dispositivo pedagógico, porque a constituição do discurso
pedagógico ocorre a partir de regras específicas. Para Bernstein, as regras distributivas
são aquelas pelas quais o dispositivo pedagógico controla a relação entre poder,
conhecimento, formas de consciência e prática no nível da produção do conhecimento.
Elas marcam e distribuem quem pode transmitir o quê, a quem e sob que condições e
assim tentam estabelecer limites interiores e exteriores ao discurso legítimo, ao mesmo
tempo em que possibilitam a instalação de uma nova ordem (BERNSTEIN, 1996).
A construção é individual por parte do tutor, mas coletiva do ponto de vista dos seus
alunos, porque o processo de discussão e avaliação deve se dar de forma participativa,
periodicamente, em sala de aula e no ambiente virtual durante o período do curso. Assim,
o formato eletrônico dado ao portfólio (BLOG), traduz a subjetividade, o processo
metacognitivo e as possibilidades de cada tutor interagir com as novas tecnologias.
Levy (In ESCOTT & POLIDORI, 2006, p. 33) “afirma que vivemos hoje em uma destas
épocas limítrofes na qual toda a antiga ordem das representações e dos saberes oscila
para dar lugar a imaginários, modos de conhecimento e estilos de regulação sociais ainda
pouco estabilizados”. Propor a utilização das novas tecnologias e das redes de
computadores como ferramenta de registro do portfólio reflexivo objetiva, sobretudo,
ampliar as possibilidades de discussão, transcendendo o espaço de sala de aula e do
grupo social imediatamente próximo, buscando, também, democratizar e desenvolver a
aquisição de novas competências no uso de diferentes linguagens.
Cabe ressaltar que o portfólio reflexivo difere de outros instrumentos como a organização
de pastas onde os documentos são catalogados. Esse instrumento, diferentemente de uma
simples compilação ou anotações de aula, deve trazer os registros das reflexões, relações
e etapas que os tutores percorrem no processo de construção do conhecimento,
sistematizando a aprendizagem e possibilitando a relação com a prática pedagógica. O
tutor define o formato e os conteúdos a serem registrados, respeitando os critérios ou
1 Texto organizado por Rita de Cácia Vieira M. de Sousa, Antônio Alves de Siqueira Júnior e Dioney Moreira Gomes a
partir das orientações baseadas na experiência desenvolvida na UFSC, no Curso de Pedagogia, pela Profa. PhD. Clarice
Monteiro Escott, no projeto de elaboração do Portfólio Reflexivo online/off-line. Ano 2007.
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Campus Universitário Darcy Ribeiro - Gleba A - Pavilhão Anísio Teixeira - sala AT-149 - Brasília - DF - CEP 70904-970
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indicadores estabelecidos coletivamente, definindo seu próprio caminho de aprendizagem.
O foco central da avaliação passa do controle externo para o controle interno ou
autonomia, envolvendo o aluno no processo da aprendizagem e direcionando o ensino.
Existem muitos formatos de portfólio. Segundo Simão (2005), podem ser destacadas sete
características essenciais para utilização de um portfólio:
1) explicitação dos objetivos, de forma que os alunos tenham clareza do que necessitam e querem
aprender;
2) integração entre as teorias desenvolvidas na disciplina e a ação profissional do acadêmico –
relação entre teoria e prática;
3) autenticidade, já que o objetivo principal desse trabalho centra-se no estabelecimento das
relações entre o que é discutido no espaço de formação e as evidências das aprendizagens
individuais;
4) multiplicidade de recursos, considerando que cada tutor definirá as formas de registro e
manifestação do seu processo subjetivo e cognitivo;
5) dinamismo, porque registra as mudanças e o crescimento do tutor e do aluno durante o
processo, por vezes redirecionando-o;
6) autonomia e autogestão do próprio tutor, já que impõe reflexões pessoais sobre a ação
educativa; e
7) ampliação dos objetivos estabelecidos para o desenvolvimento do curso, de forma a contemplar
os objetivos pessoais e profissionais, além de permitir a avaliação do próprio curso.
A essas características pode-se somar a democratização do processo de planejamento e
avaliação do ensino e da aprendizagem, por meio da socialização do poder e das decisões em
relação ao processo de aprendizagem.
Considerando que a avaliação participativa, mediante o uso de portfólios reflexivos, toma por base
a responsabilidade democrática (LEITE, 2005) e a autonomia, faz-se necessário que o ambiente
de aprendizagem seja planejado e encaminhado de forma a contemplar a compreensão coletiva
dessa nova ordem, desde o primeiro contato com os tutores e alunos, estabelecendo um contrato
claro, socializando as possibilidades advindas desse processo, das características dos
instrumentos e da concepção que sustenta a prática docente e discente.
A avaliação participativa proporcionada pelos portfólios reflexivos deve possibilitar a redefinição
dos critérios da prática pedagógica ao longo do curso, permitindo uma visão diagnóstica do
processo ensino-aprendizagem e a autogestão do tutor e do aluno, bem como a adequação das
ações de ensino, aprendizagem e avaliação a partir das necessidades e possibilidades de todos
os envolvidos no percurso de formação.
Objetivo Geral:
- Registrar as relações críticas, por meio da construção de portfólio, que expresse o
processo de ensino e aprendizagem, com aprofundamento teórico e contextualização do
conhecimento a partir de uma práxis participativa.
Competências:
- Criticidade;
- Pensamento reflexivo;
- Perfil investigativo;
- Comprometimento com o coletivo;
- Tolerância ao erro;
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- Contextualização da teoria e da prática;
- Metavaliação;
- Competência textual;
- Competência computacional.
Critérios de Avaliação do Portfólio
O portfólio eletrônico (BLOG) é uma construção gradual, que passa por várias dimensões,
que detalharemos a seguir. O resultado final, a dimensão C, é a síntese das anteriores.
Assim, será atribuída apenas uma menção ao final, seguindo os critérios da UnB,
considerando-se aprovado o tutor que atingir no mínimo MM. Para atingir essa menção, o
portfólio será avaliado, no último encontro do curso, pelos formadores e por dois colegas a
serem sorteados, que atribuirão notas de 0 a 10.
Dimensão A - Leitura/Pesquisa
Nível 1: Leu todos os textos com postura crítica, estabelecendo relações entre autores,
compreendendo os conceitos /categorias.
Nível 2: Leu os textos, estabelecendo parcialmente as relações entre os autores,
compreendendo parcialmente os conceitos /categorias.
Nível 3: Leu parcialmente os textos, não estabelecendo relações entre os autores, sem
compreensão dos conceitos/categorias.
Nível 4: Não realizou a leitura dos textos.
Dimensão B- Discussão
Nível 1: Refletiu e analisou todo o conteúdo, participando das discussões em grande grupo
ou pequeno grupo com relatos e reflexões da teoria e da prática.
Nível 2: Refletiu e analisou o conteúdo em grandes ou pequenos grupos com relatos e
reflexões da teoria e da prática de forma parcial.
Nível 3: Não conseguiu refletir e analisar o conteúdo e participou apenas quando
solicitado.
Nível 4: Não refletiu e analisou todo o conteúdo, não participou das discussões em grande
grupo ou pequeno grupo com relato e reflexão da teoria e da prática.
Dimensão C - Registro/Produção (Blog)
Nível 01- Realização das atividades propostas a partir do registro do Portfólio com
responsabilidade e observação das datas estabelecidas. Clareza das idéias propostas.
Articulação entre teoria e prática. Observação dos elementos textuais e metodologia
(citações e autorias).
Nível 2- Realização parcial das atividades propostas a partir do registro do Portfólio com
responsabilidade e observação das datas estabelecidas. Dificuldade na clareza das idéias
propostas, no estabelecimento de relações entre teoria e prática, e nas regras
metodológicas.
Nível 3- Realização de produção frágil em relação aos critérios definidos nos níveis 1 e 2.
Nível 04- Não fez o registro das atividades propostas utilizando o Portfólio.
Organização do Registro Eletrônico do Portfólio – BLOG
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O material a ser postado no BLOG deve estar organizado inicialmente em três seções
temáticas: 1) Relatos da história de vida do tutor e suas implicações na formação
profissional; 2) Pesquisa, reflexão e produção textual a partir dos fascículos e bibliografia
recomendada ao longo do curso; e 3)Registro das experiências desenvolvidas com e pelos
alunos.
A postagem das contribuições deve ser, ao menos, quinzenal, para que os formadores
possam acessar o ambiente e interagir com os tutores.
Para conhecerem um pouco dessa prática, visitem dois exemplos de portfólios eletrônicos
já desenvolvidos:
http://portfolioreflexivo.weblogger.terra.com.br/
http://daniportfolio.blog.terra.com.br/
REFERÊNCIAS:
ALARCÃO, Isabel; TAVARES, José. Portfólio docente e qualidade de ensino. I Simposium
Iberoamericano de didáctica universitaris. La calidad de la docência em la Universidade de
Santiago de Compostela. Dezembro de 1999.
BERSTEIN, BASIL. A estruturação do discurso pedagógico: classe, códigos e controle.
Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.
ESCOTT, Clarice Monteiro; POLIDORI, Marlis Morosini. Portfólio Reflexivo On Line e Off
Line. XIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Anais. Recife: Universidade
Federal de Pernambuco, 2006.
LEITE, D. Reformas Universitárias. Avaliação institucional participativa. Petrópolis: Vozes,
2005.
SÁ-CHAVES, Idália. "As narrativas nos portfólios: uma estratégia de desocultação para
ajudar a pensar". In: Portfólios reflexivos: estratégia de formação e de supervisão. Aveiro:
Universidade, 2000.
SCHENKEL, Maria Benincá. "Professor reflexivo: da teoria à prática." In: SÁ-CHAVES,
Idália. (org.) Os portfólios reflexivos (também) trazem gente dentro: reflexões em torno do
seu uso na humanização dos processos educativos. Portugal, Porto: Porto Editora, 2005.
SIMÃO, Ana Maria Veiga. "O portfólio como instrumento na auto-regulação da
aprendizagem: uma experiência no ensino superior pós-graduado." In: SÁ-CHAVES, Idália.
(org.) Os portfólios reflexivos (também) trazem gente dentro: reflexões em torno do seu
uso na humanização dos processos educativos. Portugal, Porto: Porto Editora, 2005.
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