terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Vamos ler este poema? NOME DA GENTE ...Eu não gosto do meu nome Não fui eu quem escolheu Eu não sei porque se metem Com um nome que é só meu O nenê que vai nascer Vai chamar como o padrinho Vai chamar como o vovô Mas ninguém vai perguntar O que pensa o coitadinho Foi meu pai quem decidiu Que o meu nome fosse aquele, Isso só seria justo Se eu escolhesse o nome dele Quando eu tiver um filho Não vou por nome nenhum Quando ele for bem grande, Ele que escolha um! 3º ANO EXPLORANDO O TEXTO Qual o assunto do texto? ______________________________ Escreva aqui o seu nome completo. O seu nome é igual ao de alguém da sua família? De quem? ______________________________ Quem escolheu o seu nome? ______________________________ Vamos ler este poema. A Sombrinha Voadora No texto a palavra sombrinha possui um significado. Junto com seus colegas tente O vento vem brincalhão e agora minha sombrinha rola, rola pela rua, faz correr uma galinha, sobe, desce e continua girando como um peão. Peço ajuda ao meu amigo que traz também seu cachorro e quem está no caminho corre e vem prestar socorro e até quem cuida do ninho se preocupa comigo. Corro atrás da voadora, sem alcançar nenhum sucesso de repente o vento se vai todos param ali por perto e a sombrinha fugitiva cai no chão de qualquer jeito. descobrir o outro significado. Se for necessário, utilize o dicionário. Significados da palavra sombrinha ____________________ ____________________ Adaptado de http://www.sumauma.net/amazonian/criancas/crianca-sombrinha.html ____________________ ___________________ EXPLORANDO O TEXTO 1) O que fez a sombrinha voar? _________________________________________________________ 2) No trecho “corro atrás da voadora”, o segmento destacado poderia ser substituído por qual palavra? _________________________________________________________ 3) O que significa a expressão “corre e vem prestar socorro”. Discuta com seu professor e escreva aqui suas conclusões. _________________________________________________________________________________ Observe estas duas palavras do texto. sombrinha brincalhão Agora, discuta com seus colegas porque na palavra sombrinha utilizamos o M e na palavra brincalhão utilizamos o N. Agora vamos ler este outro texto. Você conhece este animal? Esse bichinho simpático não tem rabo, como o gorila, o orangotango, o chimpanzé. Comparado a eles, o lóris é quase uma miniatura. Mede de 10 a 20 cm. Os olhos são grandes, lembram dois faróis, porque ele sempre caça à noite e precisa enxergar bem ou fica impossível conseguir seu jantar. O filhote de Lóris precisa viver um ano inteiro na companhia da mãe até alcançar tamanho suficiente para caçar seus próprios besouros e lagartixas. O Estado de São Paulo – Estadinho, 23/9/1995 Separe as palavras destacadas. M no final de sílaba N no final de sílaba 3º ANO Agora responda.  A letra M no final da sílaba foi usada antes das letras __________________________  A letra N no final de sílaba foi usada antes das letras __________________________ Converse com seus colegas e escreva aqui o que vocês descobriram sobre a regra do uso do M e N no final das sílabas. _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ O texto fala sobre o Lóris, mas também cita outros animais. Descreva você um chimpanzé. Discuta com seus amigos antes de começar a escrever. _____________________________________________________ _____________________________________________________ _____________________________________________________ ___________________________________________________ Vamos ler este texto diferente! Você deve escolher uma das palavras que complete a frase dando sentido ao texto. Certa vez, na beira de um , uma lago loja lobo peteca pata pateta muito contente fez seu nariz ninho nome e pôs-se a chocar seus ovos olhos ombros com todo carinho. Um dia, a cara casca cama do primeiro ovo se quebrou e dela saiu um bonito paninho palitinho patinho . Reescreva o texto com as palavras que você escolheu. _________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ EXPLORANDO O TEXTO 1) De qual animal o texto fala? ________________________________ 2) Como nascem os patos? _______________________________________________________________________ 3) Cite outros animais que, assim como o pato, também nascem de ovos. _________________________________________________________________________________ Agora você vai ser o autor. Continue a história a partir do ponto em que parou. Um dia, a casca do primeiro ovo se quebrou e dela saiu um bonito patinho. ________________________________________________________ ________________________________________________________ _____________________________________________ ___________________________________________ Você conhece a história do patinho feio? Seu professor vai ajudar na leitura. O PATINHO FEIO Era uma vez uma pata, que estava muito orgulhosa pela ninhada de ovos que havia botado. Faltava pouco para os patinhos nascerem e ela estava muito feliz. Quando chegou o tempo certo, os ovos se quebraram e nasceram os patinhos, mas um deles era diferente,era muito feio. O coitadinho do patinho era tão feio que até a pata tinha pena dele. Os outros patinhos eram amarelinhos, mas ele era cinza e desengonçado. A pata saiu para passear muito orgulhosa exibia seus patinhos, porém todos riam do patinho feio. Ao ver aquele patinho tão diferente diziam – Os outros são tão bonitinhos, e esse é tão feio! – Isso deixava o patinho feio muito triste. Um dia cansado de ouvir tantos comentários e cheio de vergonha o patinho feio fugiu para dentro da floresta. Longe de casa, o patinho feio conheceu novos animais que o tratavam normalmente, mas estranhavam o fato dele se dizer um pato. Certo dia, quando já estava bem crescido, chegou a um lago onde nadavam vários cisnes, todos bonitos e charmosos. Quando o patinho feio os viu ficou cheio de encanto pela beleza e elegância dos cisnes. Então o patinho feio pensou: --- Se todos me acham feio, imagine o que dirão esses cisnes! Serei expulso daqui. Ao se aproximar do lago, observou seu reflexo, viu que havia crescido, não era mais cinza e sim branco com um belo pescoço e muito elegante. Os outros cisnes ao ver o patinho perguntaram: --- quem é o belo jovem? E o patinho percebeu que nunca fora um pato e sim um cisne e viveu muito feliz ao lado dos outros cisnes. Adaptado de http://paixaoemensinarprofe.blogspot.com EXPLORANDO O TEXTO 1) Por que os outros patos zombavam do patinho feio? _____________________________________________________________________________ 2) Como o patinho feio conseguiu resolver o seu problema? _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ 3) Como você acha que um ovo de cisne foi parar no ninho da pata? _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ Observe a palavra destacada nestas duas frases diferentes. O coitadinho do patinho era tão feio que até a pata tinha pena dele Aquele cachorro tinha uma pata muito grande. O que você percebeu? Discuta com seus colegas e professor e anote suas conclusões. (espaço pequeno _________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ Observe este bilhete. Complete você. Quem enviou o bilhete: _________ Quem recebeu o bilhete: ____________________ Na sua opinião, se a mamãe pata tivesse recebido esse bilhete o que aconteceria? __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ O bilhete é composto por um texto curto que escrevemos quando precisamos dar um recado a alguém. 3º ANO Estes são os elementos que não podemos esquecer na escrita de um bilhete: nome de quem vai receber o bilhete, assunto do bilhete e nome de quem mandou o bilhete. Observe duas situações diferentes onde você deverá escrever o bilhete. Imagine que você foi à casa do seu amigo brincar, mas ele tinha saído. Que bilhete escreveria para ele? Você precisa que sua mãe o acorde às 7 horas para fazer a lição. Que bilhete escreveria para ela? 3º ANO Quando a mamãe pata descobriu que o patinho feio na verdade era um cisne, resolveu se desculpar com a mamãe cisne, mas acabou cometendo alguns erros na escrita do bilhete. Descubra quais são eles. Quantos erros você encontrou? _____ erros O que a mamãe pata precisa saber para não errar mais essas palavras. Ela precisa saber que _____________________ _____________________ 3º ANO Vamos ler essa notícia. GIRAFA COMEMORA ANIVERSÁRIO COM ALHO-PORÓ E BANANAS Alho-poró e bananas foram os presentes de Edgar, uma girafa do zoológico alemão que acaba de completar 12 anos. O animal é pai de oito filhos e cinco deles vivem em outros zoológicos europeus. Durante a comemoração de seu aniversário, além da comida ofertada pelos funcionários do zoo, Edgar ganhou também a companhia de um dos seus filhotes. Maamuni tem dois anos e, segundo funcionários, costuma brincar com o pai no jardim. Girafas como Edgar são capazes de comer folhas de árvores de até seis metros de altura, mas, neste caso, o bicho precisou se inclinar para alcançar a comida oferecida pelo tratador. Adaptado de http://colunas.globorural.globo.com/planetabicho/tag/girafa/ Você percebeu quantos números aparecem nesse texto? Veja se consegue descobrir os números que pertencem a cada informação. Idade da girafa Edgar - ______________ Quantidade de filhos da girafa - ____________ Tamanho da árvore - ______________ Idade do filhote - _______________ 3º ANO EXPLORANDO O TEXTO 1) Por que a girafa Edgar ganhou alho-poró e bananas? _____________________________________________________________________________ 2) Além de comida, o que mais a girafa Edgar ganhou de presente? _____________________________________________________________________________ 3) Você já foi ao zoológico? O que você viu por lá? Conte para a gente. _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ Que tal procurar no dicionário o significado destas palavras? __________________________________________ companhia __________________________________________ __________________________________________ inclinar __________________________________________ 3º ANO Como se escreve? Junto ou separado? Você consegue organizar este trecho da notícia sobre a girafa. Veja o texto que você acabou de ler. GirafascomoEdgarsãocapazesdecomerfolhasdeárvoresdeatéseismetrosde altura,mas,nestecaso,obichoprecisouseinclinarparaalcançaracomidaoferecida pelotratador. Agora que você organizou o trecho, diga: Quantas palavras você escreveu? __________ Compare a sua resposta com a dos colegas. Observe estes nomes de animais do zoológico Os funcionários do zoológico precisam organizar o fichário dos animais de acordo com o número de sílabas de cada nome e você vai ajudar. 3º ANO 3º ANO Vamos observar esta propaganda. 1) Qual o assunto da propaganda? __________________________________ 2) Por que o cachorro do cartaz não é brinquedo? __________________________________ 3) Observando o cachorro do cartaz, como você acha que ele está se sentindo? __________________________________ O cão abandonado sente FRIO E MEDO. O que você acha que um cãozinho que tem um lar pra morar deve sentir? ______________________ ______________________ ______________________ 3º ANO Você sabe cuidar de um bichinho de estimação? COMO CUIDAR DO SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO Os animais de estimação são geniais. Nos dão muito carinho e alegram a nossa vida. Se você acaba de ganhar ou comprar um animalzinho destes, leia com atenção nossos conselhos: Se for um cachorrinho devemos dar banho a cada duas semanas com um xampu suave e secá-lo bem. Não devemos deixá-lo engordar, e para isto o melhor é levá-lo a passear no parque para que corra bastante. O exercício é super importante para a saúde dele. Se for um cachorrinho muito peludo, a cada três ou quatro semanas você, deve levá-lo a uma pet shop para fazer uma tosa. Isto vai ajudá-lo a se manter mais limpinho. Devemos ter as vacinas em dia e levá-lo ao veterinário. Adaptado de http://www.wambie.com/tuttifrutti_br/noticias/COMO_CUIDAR_DO_SEU_ANIMAL_DE_ESTIMACAO-noticia_br-801.html Pinte no texto as seguintes informações de acordo com a cor pedida: Vermelho – onde levar o cão para vacinar Amarelo – o que é importante para saúde dele Azul – o que usar no banho dele Verde – o que fazer com um cachorro peludo 3º ANO Agora que você já sabe como cuidar de um cão, escreva o que devemos fazer com um cão de acordo com os desenhos. O que mais poderíamos fazer com o cãozinho? Escreva e desenhe. Leia esse trecho do texto: “Se for um cachorrinho devemos dar banho a cada duas semanas com um xampu suave e secá-lo bem.” Agora marque neste calendário quantos dias e com que frequência precisaríamos dar banho no cão. Vamos ler esta história em quadrinho. http://potenteseluxuosos.blogspot.com/2011/05/nao-gosta-de-uma-historia-em-quadrinhos.html EXPLORANDO O TEXTO 1) Qual título você daria para a história? _____________________________________________________________________________ 2) Qual foi a solução que o Cebolinha arrumou para acabar com o problema do cachorro? _____________________________________________________________________________ 3) O Cebolinha cuidou do seu cachorro. Observando os quadrinhos, conte passo a passo o que ele fez. _____________________________________________________________________________ Observe este quadrinho da história O que o Cebolinha parece estar sentindo? ________________________________________________________ Que desenho o autor utilizou para demonstrar que o Cebolinha havia sido mordido por uma pulga? ________________________________________________________ 3º ANO Agora leia a mesma história escrita sem os recursos gráficos (desenhos) Cebolinha acariciava o seu cachorro quando se espantou: — Cledo, Floquinho! Quanta pulga!! — Espele que eu vou dar um jeito nisso! Então, ele pegou o cachorro colocou em uma tina cheia de água e sabão, esfregou bastante, secou seus pelos e para terminar disse: — Agola é só colocar esse talquinho anti-pulgas! Terminado o trabalho voltou a acariciar o cachorro concluindo: — Ahá! Eu sabia! Sumilam todas!! — Nem sei onde folam palar tantas pulgas! Assim que terminou de falar, sentiu logo uma coceira! Mais que depressa entrou dentro da tina de água e começou a se esfregar. O cão não entendeu nada! Marque no texto todas as palavras que o Cebolinha pronunciou de forma diferente. Agora, junto com seus colegas descubra qual foi a diferença na pronúncia do Cebolinha. Anote aqui suas conclusões. __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ 3º ANO Na sua opinião, qual das duas formas da história em quadrinho é mais fácil compreender? Por quê? __________________________________________________________________________________ Qual a principal diferença entre elas? __________________________________________________________________________________ Na segunda história, utilizamos um sinal para indicar a fala da personagem. Que sinal é esse? Reproduza-o aqui e escreva o seu nome. Já na primeira história, utilizamos os balões que representam a fala. Junto com o professor, observe estes diferentes tipos de balões e descubra o que eles representam. GRITO PENSAMENTO http://forum.jogos.uol.com.br http://tmjovem.wordpress.com 3º ANO As pequenas histórias em quadrinhos são chamadas tirinhas. Observe essa história em quadrinho e reconte-a. Copie o começo da história e continue a escrever. Não esqueça de utilizar a pontuação adequada. Magali e Cebolinha passeavam juntos quando encontraram... ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ http://drika-cantinhodaeducacao.blogspot.com ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ Leia esta piada observando os sinais de pontuação. Um pescador, conhecido por contar vantagens, conversando com o amigo fazendeiro, disse: — Pesquei outro dia um peixe tão grande que quase nem coube no meu barco. Aí o outro falou: — Na minha fazenda tem uma panela tão grande, que quase não cabe na minha cozinha. O pescador então perguntou: — Mas pra que serve uma panela tão grande assim? O fazendeiro respondeu: — Pra cozinhar o peixe que você pescou! 3º ANO Pensando um pouco sobre o texto. Quando foi usado o travessão ( — )? ___________________________________ Quando foram usados os dois pontos ( : )? ___________________________________ Que palavras foram usadas para indicar que alguém ia falar? 3º ANO Leia esta tirinha e substitua as estrelinhas pela pontuação correta. Quais os pontos que você utilizou? http://www.filologia.org.br/viiicnlf/anais/caderno12-11.html O que você acha que o Cebolinha quis dizer quando falou : — O de semple! __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ 3º ANO Leia este texto. PARLENDA, VAMOS TODOS PARLENDAR Encontre no texto e anote aqui a palavra Semente, sementinha Quem te fez uma plantinha? Foi a terra, foi a chuva, E o amor do plantador. Batatinha, batatinha, Sal no pirão de farinha. A panela na cozinha Assa o peito da galinha. Venha aqui, venha cá, Um docinho toma lá. Cãozinho na rua late, Leite com chocolate. Ra, re, ri, ro, rua, Menino no meio da rua. Gato olhando para rua Canta, canta catatua. Pimentinha, pimentinha, Ardeu a minha boquinha. Dá-me água, seu Zequinha, Pra refrescar minha boquinha. que rima com late - ____________ rua - _____________ http://www.contos.poesias.nom.br/vamostodosparlendar/vamostodosparlendar.htm Marque no texto todas as palavras que terminam com NHA. Depois escreva-as aqui. ______________ _______________ ______________ _______________ ______________ _______________ ______________ _______________ ________________ ________________ ________________ 3º ANO Agora, separe as palavras da página anterior nos quadros abaixo. Você sabia que as palavras que indicam tamanho pequeno também são chamadas de diminutivo. Que outras palavras que indicam diminutivo você conhece? Escreva algumas aqui. ___________________ ______________________ ____________________ ___________________ ______________________ ____________________ O que essas palavras têm de semelhante? Anote aqui. _____________________________________________________________________________ 3º ANO Observe essa história http://proportoseguro.blogspot.com/2009/02/eva-furnari.html 3º ANO A história que você leu no quadrinho (com imagens) foi contada em quatro parágrafos desordenados. Leia e tente organizá-los numerando de forma correta. O chapéu então começou a pular. A bruxinha acordou assustada e se abraçou ao gato. Uma bruxinha e seu gato dormiam em uma rede, cada um com seu chapéu.. De repente o chapéu do gato caiu, mas eles continuaram a dormir tranquilamente. Foi quando os dois perceberam que o chapéu pulava porque uma sapo estava dentro dele. Vamos continuar a história? O que você acha que a bruxa e o gato fizeram com o sapo? Conte e desenhe um quadrinho representando o seu parágrafo final. ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ __________________________________________ 3º ANO Leia este texto sobre uma bruxa que vivia em uma floresta. Num reino distante, uma bruxa horrorosa habitava a densa floresta. Por ser tão feia, morria de inveja das belas jovens do reino e vivia importunando-as com feitiços tolos… Mas, desta vez, a bruxa da floresta aprontara! Fez o feitiço contra a princesa, fazendo-a dormir para sempre! O rei ficou furioso e enviou dois mosqueteiros com a missão de encontrá-la e, com jeitinho, convencê-la a desfazer o feitiço. Depois de uma longa jornada, os mosqueteiros tiveram de abandonar os cavalos e seguir a pé por uma pequena trilha. Do alto de uma montanha viram, ao longe, uma casinha. Adaptado de http://www.historiasinfantis.eu/a-bruxa-da-floresta/ Narrador é aquele que conta a história! Esse texto pode ser dividido em 3 parágrafos. Organize-o no seu caderno seguindo as dicas abaixo. Depois que organizar, escreva um final para a história.   No primeiro parágrafo, o narrador conta como é a bruxa.  No segundo parágrafo, o narrador conta o que a bruxa fez e qual foi a reação do rei.  No terceiro parágrafo, o narrador conta o que aconteceu com os mosqueteiros Roubamos o feitiço de uma bruxa. Dê uma olhada. FEITIÇO VERDE Ingredientes: 1 rabo de lagartixa 1 xícara de veneno de rato 1 pitada de pelo de morcego 4 patinhas de aranha Meleca a gosto Modo de fazer: Coloque todos os ingredientes em um caldeirão e misture bem, depois encha um vidro de perfume e deixe na penteadeira de uma princesa. Assim que ela colocar o perfume se transformará em um sapo. 2º ANO Qual o gênero desse texto? Converse com seu professor sobre isso. ( ) RECEITA ( ) POEMA ( ) ANUNCIO Para que serve o feitiço verde? _______________________________________ ___________________________________ Encontre no texto o nome dos animais que serão necessários para a realização do feitiço e circule. Qual dos ingredientes precisamos em maior quantidade? Discuta com seu professor. ________________________ 3º ANO Agora você vai criar um feitiço que desfaça o feitiço verde, mas você precisa utilizar todos os ingredientes que estão desenhados. A quantidade você decide. INGREDIENTES: Não se esqueça de que o feitiço que você irá criar deve desfazer o feitiço verde! Leia este texto. Casinha das bruxas Naquele castelo há um portão de ferro, há teias de aranha e uma vassoura velha. Pelos telhados anda um gato travesso, a quem a bruxa feia abraça e dá beijos. Naquele castelo esconde-se o mistério, entre grandes paredes e um enorme teto. http://educacaodeinfancia.com/a-mini-historia-a-casinha-das-bruxas/ Você consegue descobrir quais palavras existem nesse texto que significam uma qualidade ou defeito de alguma coisa? Marque no texto todas que você descobrir. Essas palavras são chamadas adjetivos. Os adjetivos servem para indicar qualidade, defeito ou estado de um ser. Os adjetivos indicam características de um ser. Agora escolha um amigo da sua turma e escreva alguns adjetivos que o descrevam. 3º ANO Estes são alguns amigos da Bruxa. Você consegue identificar quais os adjetivos que são relativos a cada um deles? Recorte e cole. dentuço esverdeado forte bonita cabeluda sanguinário Agora invente você mais um adjetivo para cada amigo da bruxa. 3º ANO Cada verbo do quadro tem o seu lugar no texto. Descubra qual o lugar de cada verbo. Não se esqueça de manter o sentido do texto. TOMAR FICAR VOAR ASSISTIR Toda bruxa tem o direito de ____________ de luz acesa, ____________ banho em uma banheira fedorenta, ______________ programas de feitiçaria na televisão, ______________ com sua vassoura mágica, _______________ com seus amigos morcegos e corujas, ______________ feitiços para transformar príncipes em sapos e ______________ correndo que nem doida sem ter que _____________ explicando o porquê, oras! Adaptado de http://roseconte.blogspot.com/2010/01/declaracao-universal-do-moleque.html SAIR DORMIR CONVERSAR FAZER 3º ANO Vamos ler este outro feitiço e completar com os verbos que estão faltando. Use o banco de palavras para completar a receita. FEITIÇO PARA TRANSFORMAR Modo de preparar: MULHER FEIA EM MULHER BONITA ______________ todos os ingredientes em um caldeirão enferrujado. Ingredientes: ______________ trinta vezes com uma colher 2 asas de voadora de osso humano. ½ colher de moído ______________ ferver quatro horas até secar. 1 pitada de pó de ____________ no rosto da mulher em noite de lua cheia. 3 unhas de ____________ três vezes: “Bu-bu-bu salabu. 2 xícaras de farinha de Bá-bá-bá salabá” 4 ovos de Escolha e escreva um destes verbos que completa cada instrução: passar, falar, mexer, deixar, colocar 3º ANO Algumas bruxas estão arrumando seus armários com suas quinquilharias. Mas na hora de escrever o nome das coisas, algo aconteceu. Veja se você descobre o erro de cada palavra e tente escrever da forma correta, depois compare as respostas com seus amigos! TEZOURA CAUDEIRÃO _____________ _____________ VASOURA _____________ CIRCULO MÁJICO _________________ GATO PETO _____________ EVAS VENENOSAS _________________ 3º ANO Agora escolha um dos utensílios e escreva para que ele deve servir. Use a imaginação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário