terça-feira, 31 de janeiro de 2017
Vamos ler este poema?
NOME DA GENTE
...Eu não gosto do meu nome Não fui eu quem escolheu Eu não sei porque se metem Com um nome que é só meu
O nenê que vai nascer
Vai chamar como o padrinho
Vai chamar como o vovô
Mas ninguém vai perguntar
O que pensa o coitadinho
Foi meu pai quem decidiu
Que o meu nome fosse aquele,
Isso só seria justo
Se eu escolhesse o nome dele
Quando eu tiver um filho
Não vou por nome nenhum
Quando ele for bem grande,
Ele que escolha um!
3º ANO
EXPLORANDO O TEXTO
Qual o assunto do texto?
______________________________
Escreva aqui o seu nome completo.
O seu nome é igual ao de alguém da sua família? De quem?
______________________________
Quem escolheu o seu nome?
______________________________
Vamos ler este poema.
A Sombrinha Voadora
No texto a palavra sombrinha possui um significado. Junto com seus colegas tente
O vento vem brincalhão e agora minha sombrinha rola, rola pela rua,
faz correr uma galinha, sobe, desce e continua girando como um peão.
Peço ajuda ao meu amigo que traz também seu cachorro e quem está no caminho corre e vem prestar socorro
e até quem cuida do ninho se preocupa comigo.
Corro atrás da voadora,
sem alcançar nenhum sucesso de repente o vento se vai todos param ali por perto
e a sombrinha fugitiva
cai no chão de qualquer jeito.
descobrir o outro significado. Se for necessário, utilize o dicionário.
Significados da palavra sombrinha
____________________
____________________
Adaptado de http://www.sumauma.net/amazonian/criancas/crianca-sombrinha.html
____________________
___________________
EXPLORANDO O TEXTO
1) O que fez a sombrinha voar?
_________________________________________________________
2) No trecho “corro atrás da voadora”, o segmento destacado poderia ser substituído por qual palavra?
_________________________________________________________
3) O que significa a expressão “corre e vem prestar socorro”. Discuta com seu professor e escreva aqui suas conclusões.
_________________________________________________________________________________
Observe estas duas palavras do texto.
sombrinha brincalhão
Agora, discuta com seus colegas porque na palavra sombrinha utilizamos o M e na palavra brincalhão utilizamos o N.
Agora vamos ler este outro texto. Você conhece este animal?
Esse bichinho simpático não tem rabo, como o gorila, o orangotango, o chimpanzé. Comparado a eles, o lóris é quase uma miniatura. Mede de 10 a 20 cm.
Os olhos são grandes, lembram dois faróis, porque ele sempre caça à noite e precisa enxergar bem ou fica impossível conseguir seu jantar.
O filhote de Lóris precisa viver um ano inteiro na companhia da mãe até alcançar tamanho suficiente para caçar seus próprios besouros e lagartixas.
O Estado de São Paulo – Estadinho, 23/9/1995
Separe as palavras destacadas.
M no final de sílaba N no final de sílaba
3º ANO
Agora responda.
A letra M no final da sílaba foi usada antes das letras __________________________
A letra N no final de sílaba foi usada antes das letras __________________________
Converse com seus colegas e escreva aqui o que vocês descobriram sobre a regra do uso do M e N no final das sílabas.
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
O texto fala sobre o Lóris, mas também cita outros animais. Descreva você um chimpanzé. Discuta com seus amigos antes de começar a escrever.
_____________________________________________________
_____________________________________________________
_____________________________________________________
___________________________________________________
Vamos ler este texto diferente! Você deve escolher uma das palavras que complete a frase dando sentido ao texto.
Certa vez, na beira de um , uma
lago loja lobo peteca pata pateta
muito contente fez seu nariz ninho nome e pôs-se a chocar seus ovos olhos
ombros com todo carinho.
Um dia, a cara casca cama do primeiro ovo se quebrou e dela saiu um
bonito paninho palitinho patinho .
Reescreva o texto com as palavras que você escolheu.
_________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
EXPLORANDO O TEXTO
1) De qual animal o texto fala?
________________________________
2) Como nascem os patos?
_______________________________________________________________________
3) Cite outros animais que, assim como o pato, também nascem de ovos.
_________________________________________________________________________________
Agora você vai ser o autor. Continue a história a partir do ponto em que parou. Um dia, a casca do primeiro ovo se quebrou e dela saiu um
bonito patinho.
________________________________________________________
________________________________________________________
_____________________________________________
___________________________________________
Você conhece a história do patinho feio? Seu professor vai ajudar na leitura.
O PATINHO FEIO
Era uma vez uma pata, que estava muito orgulhosa pela ninhada de ovos que havia botado. Faltava pouco para os patinhos nascerem e ela estava muito feliz.
Quando chegou o tempo certo, os ovos se quebraram e nasceram os patinhos, mas um deles era diferente,era muito feio. O coitadinho do patinho era tão feio que até a pata tinha pena dele. Os outros patinhos eram amarelinhos, mas ele era cinza e desengonçado.
A pata saiu para passear muito orgulhosa exibia seus patinhos, porém todos riam do patinho feio. Ao ver aquele patinho tão diferente diziam – Os outros são tão bonitinhos, e esse é tão feio! – Isso deixava o patinho feio muito triste.
Um dia cansado de ouvir tantos comentários e cheio de vergonha o patinho feio fugiu para dentro da floresta. Longe de casa, o patinho feio conheceu novos animais que o tratavam normalmente, mas estranhavam o fato dele se dizer um pato.
Certo dia, quando já estava bem crescido, chegou a um lago onde nadavam vários cisnes, todos bonitos e charmosos. Quando o patinho feio os viu ficou cheio de encanto pela beleza e elegância dos cisnes. Então o patinho feio pensou: --- Se todos me acham feio, imagine o que dirão esses cisnes! Serei expulso daqui.
Ao se aproximar do lago, observou seu reflexo, viu que havia crescido, não era mais cinza e sim branco com um belo pescoço e muito elegante. Os outros cisnes ao ver o patinho perguntaram: --- quem é o belo jovem? E o patinho percebeu que nunca fora um pato e sim um cisne e viveu muito
feliz ao lado dos outros cisnes.
Adaptado de http://paixaoemensinarprofe.blogspot.com
EXPLORANDO O TEXTO
1) Por que os outros patos zombavam do patinho feio?
_____________________________________________________________________________
2) Como o patinho feio conseguiu resolver o seu problema?
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
3) Como você acha que um ovo de cisne foi parar no ninho da pata?
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
Observe a palavra destacada nestas duas frases diferentes.
O coitadinho do patinho era tão feio que até a pata tinha pena dele Aquele cachorro tinha uma pata muito grande.
O que você percebeu? Discuta com seus colegas e professor e anote suas conclusões. (espaço pequeno
_________________________________________________________________________
___________________________________________________________________
Observe este bilhete.
Complete você.
Quem enviou o bilhete: _________ Quem recebeu o bilhete: ____________________
Na sua opinião, se a mamãe pata tivesse recebido esse bilhete o que aconteceria?
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
O bilhete é composto por um texto curto que escrevemos quando precisamos dar um recado a alguém.
3º ANO
Estes são os elementos que não podemos esquecer na escrita de um bilhete: nome de quem vai receber o bilhete, assunto do bilhete e nome de quem mandou o bilhete.
Observe duas situações diferentes onde você deverá escrever o bilhete.
Imagine que você foi à casa do seu amigo brincar, mas ele tinha saído. Que bilhete escreveria para ele?
Você precisa que sua mãe o acorde às 7 horas para fazer a lição. Que bilhete escreveria para ela?
3º ANO
Quando a mamãe pata descobriu que o patinho feio na verdade era um cisne, resolveu se desculpar com a mamãe cisne, mas acabou cometendo alguns erros na escrita do bilhete. Descubra quais são
eles.
Quantos erros você encontrou?
_____ erros
O que a mamãe pata precisa saber para não errar mais essas palavras.
Ela precisa saber que
_____________________
_____________________
3º ANO
Vamos ler essa notícia.
GIRAFA COMEMORA ANIVERSÁRIO COM ALHO-PORÓ E BANANAS
Alho-poró e bananas foram os presentes de Edgar, uma girafa do zoológico alemão que acaba de completar 12 anos.
O animal é pai de oito filhos e cinco deles vivem em outros zoológicos europeus. Durante a comemoração de seu aniversário, além da comida ofertada pelos funcionários do zoo, Edgar ganhou também a companhia de um dos seus filhotes. Maamuni tem dois anos e, segundo funcionários, costuma brincar com o pai no jardim.
Girafas como Edgar são capazes de comer folhas de árvores de até seis metros de altura, mas, neste caso, o bicho precisou se inclinar para alcançar a
comida oferecida pelo tratador.
Adaptado de http://colunas.globorural.globo.com/planetabicho/tag/girafa/
Você percebeu quantos números aparecem nesse texto? Veja se consegue descobrir os números que pertencem a cada informação.
Idade da girafa Edgar - ______________ Quantidade de filhos da girafa - ____________
Tamanho da árvore - ______________ Idade do filhote - _______________
3º ANO
EXPLORANDO O TEXTO
1) Por que a girafa Edgar ganhou alho-poró e bananas?
_____________________________________________________________________________
2) Além de comida, o que mais a girafa Edgar ganhou de presente?
_____________________________________________________________________________
3) Você já foi ao zoológico? O que você viu por lá? Conte para a gente.
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
Que tal procurar no dicionário o significado destas palavras?
__________________________________________
companhia __________________________________________
__________________________________________
inclinar __________________________________________
3º ANO
Como se escreve? Junto ou separado? Você consegue organizar este trecho da notícia sobre a girafa. Veja o texto que você acabou de ler.
GirafascomoEdgarsãocapazesdecomerfolhasdeárvoresdeatéseismetrosde
altura,mas,nestecaso,obichoprecisouseinclinarparaalcançaracomidaoferecida
pelotratador.
Agora que você organizou o trecho, diga:
Quantas palavras você escreveu? __________
Compare a sua resposta com a dos colegas.
Observe estes nomes de animais do zoológico
Os funcionários do zoológico precisam organizar o fichário dos animais de acordo com o número de sílabas de cada nome e você vai ajudar.
3º ANO
3º ANO
Vamos observar esta propaganda.
1) Qual o assunto da propaganda?
__________________________________
2) Por que o cachorro do cartaz não é brinquedo?
__________________________________
3) Observando o cachorro do cartaz, como você acha que ele está se sentindo?
__________________________________
O cão abandonado sente FRIO E MEDO. O que você acha que um cãozinho que tem um lar pra morar deve sentir?
______________________
______________________
______________________
3º ANO
Você sabe cuidar de um bichinho de estimação?
COMO CUIDAR DO SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO
Os animais de estimação são geniais. Nos dão muito carinho e alegram a nossa vida. Se você acaba de ganhar ou comprar um animalzinho destes, leia com atenção nossos conselhos:
Se for um cachorrinho devemos dar banho a cada duas semanas com um xampu suave e secá-lo bem.
Não devemos deixá-lo engordar, e para isto o melhor é levá-lo a passear no parque para que corra bastante. O exercício é super importante para a saúde dele.
Se for um cachorrinho muito peludo, a cada três ou quatro semanas você, deve levá-lo a uma pet shop para fazer uma tosa. Isto vai ajudá-lo a se manter mais limpinho.
Devemos ter as vacinas em dia e levá-lo ao veterinário.
Adaptado de http://www.wambie.com/tuttifrutti_br/noticias/COMO_CUIDAR_DO_SEU_ANIMAL_DE_ESTIMACAO-noticia_br-801.html
Pinte no texto as seguintes informações de acordo com a cor pedida:
Vermelho – onde levar o cão para vacinar Amarelo – o que é importante para saúde dele
Azul – o que usar no banho dele Verde – o que fazer com um cachorro peludo
3º ANO
Agora que você já sabe como cuidar de um cão, escreva o que devemos fazer com um cão de acordo com os desenhos.
O que mais poderíamos fazer com o cãozinho? Escreva e desenhe.
Leia esse trecho do texto:
“Se for um cachorrinho devemos dar banho a cada duas semanas com um xampu suave e secá-lo bem.”
Agora marque neste calendário quantos dias e com que frequência precisaríamos dar banho no cão.
Vamos ler esta história em quadrinho.
http://potenteseluxuosos.blogspot.com/2011/05/nao-gosta-de-uma-historia-em-quadrinhos.html
EXPLORANDO O TEXTO
1) Qual título você daria para a história?
_____________________________________________________________________________
2) Qual foi a solução que o Cebolinha arrumou para acabar com o problema do cachorro?
_____________________________________________________________________________
3) O Cebolinha cuidou do seu cachorro. Observando os quadrinhos, conte passo a passo o que ele fez.
_____________________________________________________________________________
Observe este quadrinho da história
O que o Cebolinha parece estar sentindo?
________________________________________________________
Que desenho o autor utilizou para demonstrar que o Cebolinha havia sido mordido por uma pulga?
________________________________________________________
3º ANO
Agora leia a mesma história escrita sem os recursos gráficos (desenhos)
Cebolinha acariciava o seu cachorro quando se espantou:
— Cledo, Floquinho! Quanta pulga!!
— Espele que eu vou dar um jeito nisso!
Então, ele pegou o cachorro colocou em uma tina cheia de água e sabão, esfregou bastante, secou seus pelos e para terminar disse:
— Agola é só colocar esse talquinho anti-pulgas!
Terminado o trabalho voltou a acariciar o cachorro concluindo:
— Ahá! Eu sabia! Sumilam todas!!
— Nem sei onde folam palar tantas pulgas!
Assim que terminou de falar, sentiu logo uma coceira! Mais que depressa entrou dentro da tina de água e começou a se esfregar. O cão não entendeu nada!
Marque no texto todas as palavras que o Cebolinha pronunciou de forma diferente.
Agora, junto com seus colegas descubra qual foi a diferença na pronúncia do Cebolinha. Anote aqui suas conclusões.
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
3º ANO
Na sua opinião, qual das duas formas da história em quadrinho é mais fácil compreender? Por quê?
__________________________________________________________________________________
Qual a principal diferença entre elas?
__________________________________________________________________________________
Na segunda história, utilizamos um sinal para indicar a fala da personagem. Que sinal é esse? Reproduza-o aqui e escreva o seu nome.
Já na primeira história, utilizamos os balões que representam a fala. Junto com o professor, observe estes diferentes tipos de balões e descubra o que eles representam.
GRITO
PENSAMENTO
http://forum.jogos.uol.com.br http://tmjovem.wordpress.com
3º ANO
As pequenas histórias em quadrinhos são chamadas tirinhas. Observe essa história em quadrinho e reconte-a. Copie o começo da história e continue a escrever. Não esqueça de utilizar a pontuação adequada.
Magali e Cebolinha passeavam juntos
quando encontraram...
___________________________________________
___________________________________________
___________________________________________
___________________________________________
http://drika-cantinhodaeducacao.blogspot.com ___________________________________________
___________________________________________
___________________________________________
___________________________________________
___________________________________________
___________________________________________
___________________________________________
Leia esta piada observando os sinais de pontuação.
Um pescador, conhecido por contar vantagens, conversando com o amigo fazendeiro, disse:
— Pesquei outro dia um peixe tão grande que quase nem coube no meu barco.
Aí o outro falou:
— Na minha fazenda tem uma panela tão grande, que quase não cabe na minha cozinha.
O pescador então perguntou:
— Mas pra que serve uma panela tão grande assim?
O fazendeiro respondeu:
— Pra cozinhar o peixe que você pescou!
3º ANO
Pensando um pouco sobre o texto.
Quando foi usado o travessão ( — )?
___________________________________
Quando foram usados os dois pontos ( : )?
___________________________________
Que palavras foram usadas para indicar que alguém ia falar?
3º ANO
Leia esta tirinha e substitua as estrelinhas pela pontuação correta.
Quais os pontos que você utilizou? http://www.filologia.org.br/viiicnlf/anais/caderno12-11.html
O que você acha que o Cebolinha quis dizer quando falou : — O de semple!
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
3º ANO
Leia este texto.
PARLENDA, VAMOS TODOS PARLENDAR
Encontre no texto e anote aqui a palavra
Semente, sementinha Quem te fez uma plantinha? Foi a terra, foi a chuva,
E o amor do plantador.
Batatinha, batatinha, Sal no pirão de farinha. A panela na cozinha Assa o peito da galinha.
Venha aqui, venha cá, Um docinho toma lá. Cãozinho na rua late, Leite com chocolate.
Ra, re, ri, ro, rua, Menino no meio da rua. Gato olhando para rua Canta, canta catatua.
Pimentinha, pimentinha, Ardeu a minha boquinha. Dá-me água, seu Zequinha, Pra refrescar minha boquinha.
que rima com
late - ____________
rua - _____________
http://www.contos.poesias.nom.br/vamostodosparlendar/vamostodosparlendar.htm
Marque no texto todas as palavras que terminam com NHA. Depois escreva-as aqui.
______________ _______________ ______________ _______________
______________ _______________ ______________ _______________
________________ ________________ ________________
3º ANO
Agora, separe as palavras da página anterior nos quadros abaixo.
Você sabia que as palavras que indicam tamanho pequeno também são chamadas de
diminutivo.
Que outras palavras que indicam diminutivo você conhece? Escreva algumas aqui.
___________________ ______________________ ____________________
___________________ ______________________ ____________________
O que essas palavras têm de semelhante? Anote aqui.
_____________________________________________________________________________
3º ANO
Observe essa história
http://proportoseguro.blogspot.com/2009/02/eva-furnari.html
3º ANO
A história que você leu no quadrinho (com imagens) foi contada em quatro parágrafos desordenados. Leia e tente organizá-los numerando de forma correta.
O chapéu então começou a pular. A bruxinha acordou assustada e se abraçou ao gato.
Uma bruxinha e seu gato dormiam em uma rede, cada um com seu chapéu..
De repente o chapéu do gato caiu, mas eles continuaram a dormir tranquilamente.
Foi quando os dois perceberam que o chapéu pulava porque uma sapo estava dentro dele.
Vamos continuar a história? O que você acha que a bruxa e o gato fizeram com o sapo? Conte e desenhe um quadrinho representando o seu parágrafo final.
___________________________________________
___________________________________________
___________________________________________
___________________________________________
__________________________________________
3º ANO
Leia este texto sobre uma bruxa que vivia em uma floresta.
Num reino distante, uma bruxa horrorosa habitava a densa floresta. Por ser tão feia, morria de inveja das belas jovens do reino e vivia importunando-as com feitiços tolos… Mas, desta vez, a bruxa da floresta aprontara! Fez o feitiço contra a princesa, fazendo-a dormir para sempre! O rei ficou furioso e enviou dois mosqueteiros com a missão de encontrá-la e, com jeitinho, convencê-la a desfazer o feitiço. Depois de uma longa jornada, os mosqueteiros tiveram de abandonar os cavalos e seguir a pé por uma pequena trilha. Do alto de uma montanha viram, ao longe, uma casinha.
Adaptado de http://www.historiasinfantis.eu/a-bruxa-da-floresta/
Narrador é aquele que conta a história!
Esse texto pode ser dividido em 3 parágrafos. Organize-o no seu caderno seguindo as dicas abaixo. Depois que organizar, escreva um final para a história.
No primeiro parágrafo, o narrador conta como é a bruxa.
No segundo parágrafo, o narrador conta o que a bruxa fez e qual foi a reação do rei.
No terceiro parágrafo, o narrador conta o que aconteceu com os mosqueteiros
Roubamos o feitiço de uma bruxa. Dê uma olhada.
FEITIÇO VERDE
Ingredientes:
1 rabo de lagartixa
1 xícara de veneno de rato
1 pitada de pelo de morcego
4 patinhas de aranha Meleca a gosto
Modo de fazer:
Coloque todos os ingredientes em um caldeirão e misture bem, depois encha um vidro de perfume e deixe
na penteadeira de uma
princesa. Assim que ela colocar o perfume se transformará em um sapo.
2º ANO
Qual o gênero desse texto? Converse com seu professor sobre isso.
( ) RECEITA ( ) POEMA ( ) ANUNCIO
Para que serve o feitiço verde?
_______________________________________
___________________________________
Encontre no texto o nome dos animais que serão necessários para a realização do feitiço e circule.
Qual dos ingredientes precisamos em maior quantidade?
Discuta com seu professor.
________________________
3º ANO
Agora você vai criar um feitiço que desfaça o feitiço verde, mas você precisa utilizar todos os ingredientes que estão desenhados. A quantidade você decide.
INGREDIENTES:
Não se esqueça de que o feitiço que você irá criar deve desfazer o feitiço verde!
Leia este texto.
Casinha das bruxas
Naquele castelo há um portão de ferro, há teias de aranha e uma vassoura velha. Pelos telhados anda um gato travesso,
a quem a bruxa feia abraça e dá beijos. Naquele castelo esconde-se o mistério, entre grandes paredes e um enorme teto.
http://educacaodeinfancia.com/a-mini-historia-a-casinha-das-bruxas/
Você consegue descobrir quais palavras existem nesse texto que significam uma qualidade ou defeito de alguma coisa? Marque no texto todas que você descobrir.
Essas palavras são chamadas adjetivos. Os adjetivos servem para indicar qualidade, defeito ou estado de um ser. Os adjetivos indicam características de um ser.
Agora escolha um amigo da sua turma e escreva alguns adjetivos que o descrevam.
3º ANO
Estes são alguns amigos da Bruxa. Você consegue identificar quais os adjetivos que são relativos a cada um deles? Recorte e cole.
dentuço
esverdeado
forte
bonita
cabeluda
sanguinário
Agora invente você mais um adjetivo para cada amigo da bruxa.
3º ANO
Cada verbo do quadro tem o seu lugar no texto. Descubra qual o lugar de cada verbo. Não se esqueça de manter o sentido do texto.
TOMAR
FICAR
VOAR
ASSISTIR
Toda bruxa tem o direito de ____________ de luz acesa, ____________ banho em uma banheira fedorenta, ______________ programas de feitiçaria na televisão, ______________ com sua vassoura mágica,
_______________ com seus amigos morcegos e corujas, ______________ feitiços para transformar príncipes em sapos e ______________ correndo que nem doida sem ter que _____________ explicando o porquê, oras!
Adaptado de http://roseconte.blogspot.com/2010/01/declaracao-universal-do-moleque.html
SAIR
DORMIR
CONVERSAR
FAZER
3º ANO
Vamos ler este outro feitiço e completar com os verbos que estão faltando. Use o banco de palavras para completar a receita.
FEITIÇO PARA TRANSFORMAR Modo de preparar:
MULHER FEIA EM MULHER BONITA ______________ todos os ingredientes em um
caldeirão enferrujado.
Ingredientes:
______________ trinta vezes com uma colher
2 asas de voadora de osso humano.
½ colher de moído ______________ ferver quatro horas até secar.
1 pitada de pó de ____________ no rosto da mulher em noite de
lua cheia.
3 unhas de ____________ três vezes: “Bu-bu-bu salabu.
2 xícaras de farinha de Bá-bá-bá salabá”
4 ovos de
Escolha e escreva um destes
verbos que completa cada
instrução: passar, falar,
mexer, deixar, colocar
3º ANO
Algumas bruxas estão arrumando seus armários com suas quinquilharias. Mas na hora de escrever o nome das coisas, algo aconteceu. Veja se você descobre o erro de cada palavra e tente escrever da forma correta, depois compare as respostas com seus amigos!
TEZOURA
CAUDEIRÃO
_____________
_____________
VASOURA
_____________
CIRCULO MÁJICO
_________________
GATO PETO
_____________
EVAS VENENOSAS
_________________
3º ANO
Agora escolha um dos utensílios e escreva para que ele deve servir. Use a imaginação!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário