sábado, 30 de outubro de 2010

Atividades envolvendo gêneros que organizam o dia-a-dia

Gênero: Receita
- contação de história A galinha ruiva
- distribuir tarjetas com variedades de ingredientes para que os alunos possam identificar quais os alunos possam identificar quais os produtos que podem ser utilizados no preparo do bolo.
- Apresentar o texto em cartolina e trabalhar as partes da receita: título, ingredientes, modo de fazer, tempo de preparo.
- texto fatiado – em grupos distribuir o texto fragmentado por ser organizado pelas crianças.

Questões:
1. O texto acima é:
- receita
- convite
- bilhete
- bula
2. Qual o título do texto?
3. A finalidade do texto é:
- deixar um recado
- ensinar a fazer um bolo
- convidar para uma festa
Gênero: Lista
Grupo: Joelma, Joseane, Maria Benedita, Almiza e Edson.
1. Diga as brincadeiras que aparecem no texto “A caçada a onça” (o prof. Lista no quadro)
2. Em grupo, liste suas brincadeiras preferidas
3. Anotem no mural a lista de brincadeiras do seu grupo
4. Pesquise com seus pais, avós, quais as suas brincadeiras preferidas, listando-as.
Gênero: calendário
1. Preencha o calendário abaixo com os dias do mês e anote os acontecimentos do dia
Domingo segunda terça quarta quinta sexta sábado



2. Na roda de conversa apresente para os colegas e para a professora seu calendário com as atividades que realizou.
Gênero: chamada
Liduina Sousa, Maria Carlú, Rosamirtes, Edvânia, Flaviana, Rita, Márcia, Vanderly , Efigênia
A sala é dividida em dois grupos.
Metade da turma fica com os botons verdes e a outra metade vai aplicar esses botons nos alunos presentes.
No dia seguinte inverte-se a situação
Após esse momento, escreve-se o nome da dupla (quem colocou o boton e quem recebeu)
Atividade direta
1. escreva seu nome completo nas tarjetas distribuídas
(ação do professor – recolher todas as tarjetas) Listar o nome de todos os alunos no quadro)
2. Identifique os nomes dos colegas que começam com a mesma letra do seu nome
3. Escreva o primeiro nome dos colegas que apresentam o mesmo número de sílabas
5. Escreva a lista da chamada em ordem alfabética (colocando só o primeiro nome)
6. Escreva nomes próprios que comecem com a mesma letra do seu nome.

Um comentário:

  1. Este blog é uma ferramenta de acompanhamento das atividades do Curso de Formação Leitura e Produção de Textos na Alfabetização. Aqui estaram publicadas as atividades enviadas pela formadora Juliana Melo e por fim a orientadora de estudo no município de Palhano.

    ResponderExcluir