sábado, 30 de outubro de 2010

Seqüências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento Joaquim Dolz Michèle Noverraz Bernard Schneuwly

CONCEITUANDO SEQÜÊNCIA DIDÁTICA
Uma seqüência didática é um conjunto de atividades escolares organizadas, de maneira sistemática, em torno de um gênero oral ou escrito.

Uma seqüência tem, precisamente, a finalidade de ajudar o aluno a dominar melhor um gênero de texto, permitindo-lhe, assim, escrever ou falar de uma maneira mais adequada numa dada situação de comunicação, servindo portanto, para dar acesso aos alunos a práticas de linguagem novas ou dificilmente domináveis.
ESQUEMA DA SEQÜÊNCIA DIDÁTICA
ETAPAS DA SEQÜÊNCIA DIDÁTICA
A apresentação da situação é o momento em que a turma constrói uma representação da situação de comunicação e da atividade de linguagem a ser executada.

1) Apresentar um problema de comunicação definido; discutir um projeto coletivo de produção de um gênero textual.
2) Ativar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o gênero textual e os conteúdos dos textos que serão produzidos.

ETAPAS DA SEQÜÊNCIA DIDÁTICA
A primeira produção tem um papel central como reguladora da seqüência didática, tanto para os alunos quanto para o professor. Neste momento destacamos dois pontos:


ETAPAS DA SEQÜÊNCIA DIDÁTICA
Nos módulos são realizadas atividades para ajudar os alunos a desenvolver habilidades e conhecimentos relativos ao gênero. Os objetivos e tipos de habilidades são delimitados após a análise da primeira produção.
Recomendações

ETAPAS DA SEQÜÊNCIA DIDÁTICA
A seqüência é finalizada com a produção final que dá ao aluno a possibilidade de pôr em prática as noções e os instrumentos elaborados separadamente nos módulos. Essa produção permite, também, ao professor realizar uma avaliação somativa.
Esclarecimentos quanto ao procedimento “Seqüência didática”
1. Os princípios teóricos

Abordagem sociointeracionista de aprendizagem
Concepção sociointeracionista de língua, leitura e produção de textos
Teoria dos gêneros textuais
Proposta curricular de Dolz e Schnuwly
Esclarecimentos quanto ao procedimento “Seqüência didática”
2. A modularidade e a diferenciação
Esclarecimentos quanto ao procedimento “Seqüência didática”
3. As diferenças do trabalho com a escrita e com o oral

Esclarecimentos quanto ao procedimento “Seqüência didática”
4. Trabalho com as seqüências e atividades de estruturação da língua

Nenhum comentário:

Postar um comentário