sábado, 30 de outubro de 2010

Por que trabalhar com o jornal impresso em sala de aula?

Os jornais impressos, por serem um suporte textual de grande circulação e comportar uma diversidade de gêneros, são importantes recursos didáticos que o professor pode utilizar em sala de aula. Seu uso de forma sistemática contribui para novas práticas de leitura e escrita que favorecem a formação de leitores e produtores de textos autônomos.


Permitir um maior contato com uma enorme diversidade de gêneros textuais, como: a notícia, o artigo de opinião, o artigo editorial, a reportagem, a coluna, a crônica, a entrevista, o anúncio, etc; propiciando até mesmo a descoberta dos padrões de convencionalidade e formalidade inerentes a esses gêneros;
 
Permitir o acesso a “um só tempo” ou, no “mesmo suporte”, às linguagens peculiares aos diferentes textos, aparecendo essas de forma adaptada aos contextos de uso e articuladas com a atualidade;
 


Refletir sobre o mundo tomando por base diversa temáticas, como: a política, a economia, a literatura, a educação, os esportes, o lazer, etc.; propiciando o que poderíamos identificar de consciência cidadã, e a possibilidade de relacionar conteúdos escolares com a vida real;

Propiciar a familiarização com a imprensa escrita, ou seja, como os jornais são organizados, além da descoberta sobre a função das fotos, títulos e convenções gráficas utilizadas;

Nenhum comentário:

Postar um comentário