sábado, 30 de outubro de 2010

PLANEJAMENTO DE SEQÜÊNCIA DIDÁTICA REPORTAGEM

PLANEJAMENTO DE SEQÜÊNCIA DIDÁTICA
REPORTAGEM

1. Objetivos didáticos

 Reconhecer o gênero reportagem em meio a outros gêneros (relato pessoal, conto, entrevista);
 Reconhecer semelhanças e diferenças entre diferentes tipos de reportagem (reportagem televisiva ou radiofônica oral, reportagem televisiva oralizada; reportagem impressa);
 Refletir sobre o suporte jornal: finalidades, organização, modos de circulação, cadernos / temáticas, diferenciando-o de outros suportes que também usam reportagens (revista, internet);
 Identificar, no jornal, diferentes reportagens;
 Reconhecer que as reportagens tratam de diferentes temáticas, que têm relação com fatos ocorridos na época de sua publicação;
 Fazer antecipações com base no título e nas imagens relativas ao texto;
 Reconhecer que os destinatários desse gênero são plurais e que os diferentes jornais são dirigidos a diferentes tipos de público;
 Reconhecer as pessoas têm preferências por determinados cadernos (os cadernos têm públicos diversificados);
 Identificar o tema de uma reportagem;
 Identificar o fato gerador da reportagem;
 Reconhecer pontos de vista presentes no texto na voz de diferentes atores;
 Reconhecer o ponto de vista mais valorizado pelo autor da reportagem;
 Analisar as estratégias usadas pelo autor para induzir o leitor a concordar com seu próprio ponto de vista, tais como inserção de vozes que apóiam seu posicionamento de maneira enfática; uso de exemplos que dão suporte ao que está sendo defendido; uso de adjetivações que implicam julgamento sobre o que dizem os diferentes atores; dentre outras;
 Identificar as justificativas usadas por diferentes atores presentes no texto para argumentar sobre seus pontos de vista;
 Reconhecer relações de causa e efeito; comparação; oposição entre idéias contidas no texto;
 Utilizar vocabulário e expressões próprias do gênero reportagem;
 Inserir diferentes vozes no texto, usando estratégias próprias do gênero;
 Usar exemplos para dar suporte aos argumentos apresentados no texto usando linguagem jornalística;
 Organizar cronologicamente os fatos apresentados no texto;
 Utilizar operadores lógicos para articular os argumentos usados no texto;
 Utilizar articuladores temporais para narrar as histórias;
 Indicar, no texto, relações de causa e efeito; comparação; oposição entre idéias contidas no texto, com uso de coesivos adequados;
 Construir títulos com características próprias do gênero: ausência de artigos no início do título; uso de verbos no presente atemporal; uso de, no máximo, 8 a 10 palavras no título; dentre outras;
 Usar imagens para dar suporte e ilustrar o tema / fato apresentado na reportagem.

2. Etapas

Situação inicial / primeira produção (anexo)
Módulo 1: Exploração do suporte jornal
Módulo 2: Identificação do gênero em meio a outros gêneros e exploração dos tipos de temáticas veiculadas em reportagens e a organização dos cadernos do jornal
Módulo 3: Leitura de reportagens: identificação de temas, pontos de vista, justificativas.
Módulo 4: Produção de reportagem / revisão textual
Módulo 5: Exploração dos títulos: características dos títulos e do olho (leitura e produção)
Módulo 6: Exploração da linguagem jornalística: reflexões sobre as estratégias de inserção de vozes e exemplos nos textos
Módulo 7: Produção de reportagens
Módulo 8: Exploração da linguagem jornalística: reflexões sobre os operadores lógicos e outras especificidades do gênero
Módulo 9: sistematização das características lingüísticas
Produção final: Produção de reportagens

3. Planejamento dos módulos

3.1 Módulo 1

* Levantamento dos conhecimentos prévios por meio de conversa
- Quem sabe o que é um jornal?
- O que encontramos no jornal?
- Quem já leu jornal?

* Exploração do jornal em pequenos grupos
- Manusear um jornal completo
- Responder questões escritas
- Se quisermos comprar uma casa, onde encontraremos as informações?
- Se quisermos saber os resultados do jogo de futebol?
- Se quisermos saber sobre o aumento do pão?
- Se quisermos saber qual filmes estão passando?
- Socializar as respostas em grande grupo


* Leitura de uma reportagem, destacando que essa espécie de texto se chama reportagem


3.2. Módulo 2: Identificação do gênero em meio a outros gêneros e exploração dos tipos de temáticas veiculadas em reportagens; organização dos cadernos do jornal

* Leitura de uma reportagem em pequenos grupos:
- Ler uma reportagem (entregar a reportagem recortada)
- Discutir sobre a reportagem e responder questões de exploração do conteúdo textual (localização, inferenciais...)

* Discussão sobre a reportagem em grande grupo:
- Socializar as respostas dos grupos, retomando partes do texto
- Listar características do gênero, produzindo um cartaz com as características listadas.

* Leitura e discussão de duas reportagens sobre o mesmo tema em grande grupo (Reportagens sobre amizade)


* Produção de uma reportagem em grupo sobre o mesmo tema das reportagens lidas, para colocar no mural.

3.3. Módulo 3: Leitura de reportagens: identificação de temas, pontos de vista, justificativas.

* Leitura do texto “Bicho homem” em grande grupo
- Ler o texto
- Discutir o texto, identificando os pontos de vista e justificativas, por meio de questionamentos aos alunos


* Leitura de um texto da seqüência “Tubarão”, em pequenos grupos
- Ler o texto e discutir
- Comparar o texto Tubarão e o texto bicho homem, buscando semelhanças e diferenças em relação ao conteúdo e à forma como os textos são escritos


* Discussão em grande grupo
- Socializar as respostas dos grupos e discutir
- Retomar as características do gênero (leitura do cartaz), para acrescentar o que considerarem necessário

* Leitura dos textos da seqüência “Tubarão” em pequenos grupos
- Ler os textos e responder as questões propostas


* Discussão em grande grupo
- Socializar as respostas dos grupos
- Discutir sobre as estratégias argumentativas usadas pelos autores

3.4. Módulo 4: Produção de reportagem / revisão textual

* Leitura de uma reportagem e discussão em grande grupo


* Retomada das características do gênero em grande grupo
- Ler o cartaz com as características do gênero e acrescentar o que considerarem importante

* Revisão coletiva de um texto em grande grupo
- Escolher juntamente com os alunos um texto que eles tenham gostado
- Escrever o texto no quadro
- Revisar coletivamente para colocar no mural

3.5. Módulo 5: Exploração dos títulos: características dos títulos e do olho (leitura e produção)

* Leitura de uma manchete em grande grupo
- Ler a manchete e discutir (A manchete é interessante? Chama a atenção de quem lê?)
- Fazer antecipações com base na manchete

* Leitura do “olho” em grande grupo
- Ler o olho da reportagem e discutir
- Fazer antecipações com base no olho

* Leitura da reportagem em grande grupo
- Ler a reportagem e discutir
- Reler a manchete e o olho, para verificar se eles realmente deram pistas para o que estava na reportagem

* Análise de manchetes em pequenos grupos
- Manusear jornais para selecionarem títulos que chamem a atenção
- Fazer antecipações com base nas manchetes

* Análise das manchetes em grande grupo
- Ler a manchete para o grande grupo, dizendo porque escolheram aquela manchete
- Escolher uma manchete para a professora ler a reportagem
- Leitura e discussão da reportagem pela professora

* Produção de manchetes em pequenos grupos (ou duplas)
- Ler uma reportagem entregue pela professora (sem título)
- Escolher uma manchete para a reportagem (dentre 5 opções apresentadas pela professora)
- Produzir o olho da reportagem

* Discussão sobre as reportagens e manchetes em grande grupo
- Expor, para a turma, o conteúdo da reportagem e ler a manchete escolhida; justificar a escolha e ler o “olho” produzido
- Discutir, sob coordenação da professora, com leitura da manchete e do olho originais.

* Retomada das características do gênero em grande grupo
- Ler o cartaz com as características do gênero e acrescentar o que considerarem importante

3.6. Módulo 6: reflexões sobre as estratégias de inserção de vozes e exemplos nos textos

* Leitura de uma reportagem em grande grupo
- Ler a reportagem “Meninos X meninas”
- Discutir sobre a reportagem, enfocando o tema e chamando atenção para a inserção de depoimentos e exemplos dados sobre o tema; provocar os alunos a falar sobre se concordam ou não com o que os entrevistados estão falando.

* Exploração das estratégias de inserção de vozes e exemplos nos textos
- Ler uma reportagem entregue pela professora: “Preconceito: risque essa palavra do seu dicionário”
- Responder as perguntas propostas pela professora:
- Sobre o que o texto trata?
- Quem foram as pessoas entrevistadas?
- Quem deu os seguintes depoimentos? (colocar uma lista dos depoimentos e uma lista com os nomes dos entrevistados envolvidos - (inserir trecho com fala do próprio autor)
- Discussão com socialização das respostas

* Exploração das estratégias de inserção de argumentos no texto
- Ler uma reportagem em grande grupo, com discussão destacando os exemplos usados para argumentar a favor ou contra posições: Pró e contras (sobre o Rebeldes)
- Entregar uma folha para pequenos grupos, com as duas posições presentes no texto, e pedir para eles colocarem tudo o que foi dito para fortalecer cada uma das posições.
* Retomada das características do gênero em grande grupo
- Ler o cartaz com as características do gênero e acrescentar o que considerarem importante

3.7. Módulo 7: Produção de reportagens

* Produção de reportagens
- Leitura de reportagens sobre ataques de tubarão ou assistir a documentários sobre os tubarões
- Discutir sobre o tema em grande grupo
- Reler as reportagens do tubarão (já usadas em outra aula)
- Retomar as características do gênero, por meio da leitura do cartaz
- Produzir uma reportagem sobre os ataques de tubarão, em duplas


3.8. Módulo 8: Exploração da linguagem jornalística: reflexões sobre os operadores lógicos e outras especificidades do gênero

* Exploração da linguagem jornalística
- Escolher uma reportagem produzida na aula anterior
- Ler e revisar o texto no grande grupo, destacando os conectivos usados corretamente e melhorando o texto com a substituição de conectivos quando necessário
- Completar as lacunas de uma reportagem com lacunas no local onde estão inseridos alguns conectivos (entregar os conectivos a serem usados em papel cortado)
- Discutir sobre as escolhas dos conectivos

* Retomada das características do gênero em grande grupo
- Ler o cartaz com as características do gênero e acrescentar o que considerarem importante

3.9. Módulo 9: sistematização das características lingüísticas

* Identificação de reportagens dentre textos de outros gêneros em pequenos grupos
- Ler 3 textos de gêneros diferentes (reportagem, relato pessoal conto, entrevista)
- Identificar qual texto é uma reportagem
- Discutir em grande grupo, após apresentação das conclusões de cada grupo, que informa sobre o texto escolhido, justificando porque o texto é uma reportagem
- Discussão, com retomada das características do gênero, com base na leitura do cartaz (completar o que considerarem importante)


Produção final

* Produção de uma reportagem
- Dividir a turma em duplas (as mesmas que fizeram a produção inicial)
- Assistir a um filme sobre algum tema polêmico
- Escrever uma reportagem sobre o tema para ser colocado no jornal mural
- Responder a uma atividade para avaliação da compreensão de textos


Cedidas pela formadora Juliana

3 comentários:

  1. Olá, gostei muito da sua SD. Poderia colocar as referências completas dos textos indicados para serem usados nas atividades?Grata

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  2. Olá, gostei muito dessa SD.
    EXCELENTE.

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  3. Por gentileza gostaria de usar sua SD, gostaria das referencias dos textos.

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