sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Bingo do Conhecimento (ORTOGRAFIA)
Orientações/Sugestões:
Confeccionar para cada aluno, uma tabela para registro das tarefas, da seguinte maneira: uma folha dividida em 9 quadrados, com o título "Tabela de tarefas".Cada quadrado é identificado por letras (A,B,C,etc...).
A turma será dividida em equipes.
A tabela do jogo será afixada no caderno e cada tarefa deverá ser respondida ou realizada no quadro correspondente à tarefa.
Regras do jogo:
1. Aguardar o sinal da professora antes de iniciar todas as tarefas;
2. Os alunos só poderão se comunicar com os integrantes da sua equipe;
3. Os alunos não devem deixar de realizar nenhuma tarefa.Em caso de dúvida, deverão consultar sua equipe ou sua professora;
4. Número de participantes por equipe: 4;
5. Vencerá o jogo quem preencher toda a cartela de tarefas;
6. Antes de iniciar o jogo, os alunos devem ler atentamente, um texto que a professora irá entregar.(A professora seleciona um texto que tenha várias palavras com a dificuldade ortográfica a ser trabalhada.Exemplo: ( Ç ).
Tarefa A: A sorte foi lançada! Agora é com você! Retire do texto todas as palavras com Ç - 2 minutos para a realização da tarefa.(Após a realização da tarefa, a professora pode explorar ao máximo o texto: ambiente,personagens e suas características, autor,etc...).Em seguida,cada equipe deverá receber uma cartolina, para que criem uma ilustração para o texto que deverá ser apresentada para a turma e afixada na sala.
Tarefa B: Pesquise três palavras com Ç, que não estejam no texto.(Para a realização desta tarefa, a professora deverá disponibilizar aos alunos: jornais,revistas, panfletos e outros portadores de textos que serão utilizados como fonte de pesquisa). Todos registram no quadro as palavras pesquisadas para leitura conjunta.
Tarefa C: Você é um grande jogador! Muitas emoções ainda estão por vir! Faça uma frase utilizando uma ou mais palavras com Ç que foram pesquisadas na tarefa anterior.( Todos apresentam suas frases).
Tarefa D: Vem aí um desafio: consultando o dicionário, encontre duas palavras que tenham Ç e registre na Tabela D. Não se esqueça de colocar também, o significado das palavras pesquisadas. (Todos apresentam suas frases).
Tarefa E: Vá em frente! Você está indo muito bem! Escolha uma frase do texto que não tenha palavras com Ç. Amplie essa frase e inclua pelo menos, uma palavra com Ç. (Os alunos apresentam as frases ampliadas).
Tarefa F: Além de inteligente, você também é artista. Faça um desenho na Tabela F de algo cujo nome tenha Ç. escreva o nome do que foi desenhado.
Tarefa G: Pegadinha: A professora deverá passar algumas frases no quadro, sendo que, pelo menos duas, tenham erros de ortografia(palavras que deveriam ser escritas com Ç).Os alunos encontram os erros, corrigem e reescrevem as frases.
Tarefa H: Pesquise em jornais e revistas, palavras com Ç para a montagem de um mural. Capriche, estamos na reta final. (Os alunos pesquisam as palavras e cada equipe monta um mural na sala; a professora explora a leitura de todas as palavras pesquisadas).
Tarefa I: Você está diante do último obstáculo deste jogo. Escreva com muita atenção as palavras que sua professora vai ditar.(A professora prepara um ditado para treinar a dificuldade)
ATIVIDADE DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
LEIA COM ATENÇÃO E RESPONDA O QUE SE PEDE

AZUL E LINDO PLANETA TERRA
Ruth Rocha

HÁ MUITO TEMPO, QUE O HOMEM VEM TENTANDO CONHECER MELHOR O UNIVERSO. NESTA BUSCA SÃO USADOS TELESCÓPIOS CADA VEZ MAIS PODEROSOS; FOGUETES CAPAZES DE IR CADA VEZ MAIS LONGE; ANTENAS CADA VEZ MAIS APERFEIÇOADAS.
MAS POR ENQUANTO NÃO SE CONHECE NO UNIVERSO INTEIRINHO OUTRO PLANETA COMO ESTE: ONDE HAJA AR, ONDE HAJA ÁGUA, ONDE HAJA VIDA.
MAS PARA QUE ESTA TERRA CONTINUE A NOS DAR TUDO ISSO DE QUE PRECISAMOS PARA VIVER, TEMOS QUE CUIDAR DELA COMO CUIDAMOS DE NOSSA PRÓPRIA CASA. E MELHOR AINDA. POIS DA NOSSA CASA NÓS PODEMOS NOS MUDAR. DA TERRA NÃO.
1) MARQUE A RESPOSTA CORRETA
( ) ESTE TEXTO É UM TEXTO INFORMATIVO
( ) É UMA FÁBULA
( ) É UM TEXTO JORNALÍSTICO

2) QUAIS SÃO AS INVESTIDAS USADAS PELO HOMEM PARA MELHOR CONHECIMENTO DO UNIVERSO?


3) EXPLIQUE A FRASE: “ DA NOSSA CASA PODEMOS NOS MUDAR, DA TERRA NÃO.


4)QUAL É O TEMA DESTE TEXTO?

( ) O SISTEMA SOLAR
( ) AS GRANDES INVENSÕES DO HOMEM
( ) ALERTA SOBRE O RESPEITO AO PLANETA TERRA

LEIA O TEXTO E SUBLINHE OS VERBOS VENDER, COMPRAR, GANHAR, PERDER E PAGAR. ESCREVA O TEMPO REAL DAS FORMAS FLEXIONADAS
NEGÓCIO DA ROÇA
(de Rubem Braga)

Comprei um cavalo por 700 reais e vendi por 900. Não ganhei nem perdi.
- Mas como? Se você comprou por 700 e vendeu por 900, como é que você não ganhou e nem perdeu?
- Não ganhei e nem perdi.
- Você não disse que comprou por 700?
- Sim.
- E não vendeu por 900?
- Sim.
- Então você ganhou 200.
- Não ganhei e nem perdi.
- Mas como?
Comprei o cavalo por 700 reais e não paguei. Vendi por 900 e não me pagaram.
- Não ganhei e nem perdi!

ATIVIDADE DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
LEIA E RESPONDA AS QUETÕES

O JORNALEIRO
ZIRALDO
O MENINO JORNALEIRO PASSA BERRANDO PELA RUA:
- VINTE E CINCO ADULTOS ENGANADOS POR UM MENINO! UMA ÚNICA CRIANÇA ENGANA VINTE E CINCO ADULTOS!
- ME DÁ UM JORNAL - GRITA UM HOMEM, QUE VAI PASSANDO.
- O MENINO LHE DÁ O JORNAL.
- O HOMEM PEGA O JORNAL, ABRE, LÊ E DESCOBRE QUE É UM JORNAL VELHO. VAI RECLAMAR FURIOSO, QUANDO OUVE O MENINO GRITANDO LÁ DE LONGE:
- VINTE E SEIS PESSOAS ENGANADAS POR UM MENINO E NINGUÉM PERCEBEU QUE O JORNAL ERA VELHO.

1) MARQUE A RESPOSTA CORRETA:

a) ESTA LEITURA TRATA DE:
( ) UM TEXTO JORNALÍSTICO
( ) UMA ANEDOTA ( PIADA)
( ) UM TEXTO CIENTÍFICO

b) O MENINO CONSEGUIU ENGANAR OS ADULTOS PORQUE:
( ) É FÁCIL ENGANAR OS ADULTOS
( ) O MENINO É UM MENTIROSO
( ) A MANCHETE ANUNCIADA CHAMOU ATENÇÃO DOS ADULTOS

c) A INTENÇÃO DO AUTOR AO ESCREVER ESTE TEXTO ERA:
( ) ALERTAR OS ADULTOS SOBRE OS MENINOS ENGANADORES
( ) TOMAR CUIDADO COM COISAS VENDIDAS NAS RUAS
( ) DIVERTIR OS LEITORES

2) O QUE O HOMEM PERCEBEU QUANDO FOI RECLAMAR FURIOSO?


ATIVIDADE DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO
LEIA E RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO

TÃO

TÃO BOM BARBEIRO
QUE CORTAVA ATÉ JUBA DE LEÃO.

TÃO BOM BOMBEIRO
QUE APAGAVA ATÉ FOGO DE VULCÃO.

TÃO BOM VETERINÁRIO
QUE FAZIA CONDOR FICAR SEM DOR.

TÃO BOM PROFESSOR PRIMÁRIO
QUE TRANSFORMAVA UM BURRO NUM DOUTOR.

TÃO BOM ATLETA
QUE SÓ OUVIA DIZER: “VENCESTE!”

MAS NÃO TÃO MAU POETA
QUE ESCREVESSE UM POEMA COMO ESTE.

1)MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA:

A)AS PALAVRAS EM DESTAQUE REFEREM-SE A QUE GRUPO
( ) SERES VIVOS
( ) PROFISSÕES
( ) ESCRITORES

B) ESTE TEXTO TRATA-SE DE:
( ) UM TEXTO CIENTÍFICO
( ) UM DOCUMENTÁRIO
( ) UM POEMA

3) COMPLETE OS ESPAÇOS EM BRANCO E DESCUBRA A FRASE.

A)ESTE----------------------------POSSUI---------------ESTROFES,
CADA UMA COM ---------------------VERSO

ATIVIDADE DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
LEIA E RESPONDA AS QUETÕES
TEXTO 1
FICHA TÉCNICA
ANIMAL: LOBO-GUARÁ
CARACTERÍSTICAS:
CARNÍVORO
VELOZ
PARECE MAIS UMA RAPOSA DO QUE UM LOBO
PESO: 30 KG
PERÍODO DE GESTAÇÃO: 66 DIAS
2 A 5 FILHOTES
ALIMENTAÇÃO: PEQUENAS CUTIAS, PACAS, AVES, RÉPTEIS, FRUTAS, MEL, CANA-DE-AÇÚCAR, PEIXES, MOLUSCOS E INSETOS
LOCALIZAÇÃO: NOS CAMPOS DO CENTRO-OESTE DO BRASIL
HÁBITOS: NOTURNOS
COMPORTAMENTO SOLITÁRIO

TEXTO 2
FICHA TÉCNICA-
ANIMAL: PREGUIÇA
CARACTERÍSTICAS:
MAMÍFERO
PESO MÁXIMO: 8 KG
PÉS COM 3 DEDOS
PERÍODO DE GESTAÇÃO: 120 A 180 DIAS
UM FILHOTE POR ANO
FICA HORAS SEM SE MEXER
AS REAÇÕES, A DIGESTÃO E A RESPIRAÇÃO SÃO LENTAS
LOCALIZAÇÃO: FLORESTAS TROPICAIS
ALIMENTAÇÃO: FOLHAS, FRUTOS E BROTOS DE ALGUMAS ÁRVORES
HÁBITOS: NOTURNOS
VIVE EM PEQUENOS BANDOS NAS FLORESTAS
DORME DE DIA PENDURADO NAS ÁRVORES

1) OS TEXTOS APRESENTADOS TRATAM-SE DE:
( ) TEXTOS JORNALÍSTICOS
( ) TESTOS LITERÁRIOS
( ) TEXTOS CIENTÍFICOS

2) SEGUNDO OS TEXTOS 1 E 2 OS ANIMAIS:
( ) TEM CARACTERÍSTICAS MUITO PARECIDAS
( ) SÃO MUITO DIFERENTES UM DO OUTRO

3) TRATANDO-SE DE HÁBITOS ALIMENTARES, OS ANIMAIS SÃO DIFERENTES POR QUE:
( ) NO TEXTO 1 O ANIMAL É UM MAMÍFERO HERBÍVORO, OU SEJA, QUE SE ALIMENTA DE PLANTAS.
( ) NO TEXTO 2 O ANIMAL É UM MAMÍFERO CARNÍVORO, OU SEJA, QUE SE ALIMENTA DE OUTROS ANIMAIS.
( ) O TEXTO 1 TRATA-SE DE UM MAMÍFERO CARNÍVORO E NO TEXTO 2 TRATA-SE DE UM MAMÍFERO HERBÍVORO.

4) OS TEXTOS INFORMAM QUE OS DOIS ANIMAIS TEM HÁBITOS NOTURNOS, ISSO SIGNIFICA QUE:
( ) DORMEM A NOITE INTEIRA
( ) GOSTAM DE CAÇAR DURANTE O DIA
( ) SAEM PARA CAÇAR DURANTE A NOITE
ATIVIDADE DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
LEIA E RESPONDA AS QUESTÕES DE INTERPRETAÇÃO
A ÁRVORE E O MACHADO

UM HOMEM FOI À FLORESTA E PEDIU ÀS ÁRVORES, PARA QUE ESTAS LHE DOASSEM UM CABO PARA O SEU MACHADO NOVO. O CONSELHO DAS ÁRVORES ENTÃO CONCORDA COM O SEU PEDIDO, E LHE OFERTAM UMA JOVEM ÁRVORE PARA ESTE FIM.

E LOGO QUE O HOMEM COLOCA O NOVO CABO NO MACHADO, COMEÇA FURIOSAMENTE A USÁ-LO, E EM POUCO TEMPO, JÁ HAVIA DERRUBADO COM SEUS POTENTES GOLPES, AS MAIORES E MAIS NOBRES ÁRVORES DAQUELE BOSQUE.

UM VELHO CARVALHO, OBSERVANDO A DESTRUIÇÃO À SUA VOLTA, COMENTA DESOLADO COM UM CEDRO SEU VIZINHO:

O PRIMEIRO PASSO SIGNIFICOU A PERDIÇÃO DE TODAS NÓS. SE TIVÉSSEMOS RESPEITADO OS DIREITOS DAQUELA JOVEM ÁRVORE, TAMBÉM TERÍAMOS PRESERVADO OS NOSSOS, E PODERÍAMOS FICAR DE PÉ, AINDA POR MUITOS ANOS.
AUTOR: ESOPO

MORAL DA HISTÓRIA:
QUEM MENOSPREZA SEU SEMELHANTE, NÃO DEVE SE SURPREENDER SE UM DIA, OUTROS FIZEREM O MESMO CONSIGO.

1) A LEITURA ACIMA TRATA DE:
( ) TEXTO CIENTÍFICO
( ) DOCUMENTÁRIO
( ) UMA FÁBULA

2) SEGUNDO O TEXTO O HOMEM FOI FAZER O QUE NA FLORESTA?

--------------------------------------------------------------------------------------------------------
3) O QUE O CONSELHO DAS ÁRVORES DECIDIU?

--------------------------------------------------------------------------------------------------------
4) O QUE O HOMEM FEZ DEPOIS DE TER O MACHADO NAS MÃOS?


5) EXPLIQUE COM SUAS PALAVRAS A MORAL DA HISTÓRIA.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

FICHA PARA ACOMPANHAR OS AVANÇOS DE SEU ALUNO
PROJETO LEITURA LEITURA ESCRITA INTERPRETAÇÃO PONTUAÇÃO

Apresentação de três ou quatro textos de gêneros diferentes. Localiza informações no texto?
Lê com entonação? Consegue inferir informações implícitas? É capaz de inferir o significado de expressões/palavras? Identifica o tema lido?
Identifica pontuação?
NOMES DOS ALUNOS Sim Não Com dif.
Não lê Sim Não Com dif.
Não lê Sim Não Com dif.
Não lê Sim Não Com dif.
Não lê

Nenhum comentário:

Postar um comentário