sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Critérios para análise das sequências didáticas que exploram os gêneros textuais

CRITÉRIOS
SIM NÃO RESSALVAS
Estão planejadas e organizadas em torno dos eixos de ensino da Língua Portuguesa.
Possuem objetivos precisos e articulados para o trabalho com os gêneros.
Promovem reflexão sobre o gênero em foco.

Contemplam diferentes estratégias.

Oportunizam a ativação e explicitação dos conhecimentos prévios dos alunos em relação ao gênero abordado.
Garantem que os objetivos didáticos sejam contemplados nas diferentes atividades.
Permitem momentos de sistematização dos conhecimentos apreendidos.
Oferecem material de referência para os alunos.

Abordam uma temática específica explorada em atividades que apresentem uma proposta de progressão e de desafios.
Oportunizam ao aluno dominar e fazer uso da língua em diferentes situações de interação.
Garantem a oportunidade de análise das produções dos alunos.
Promovem a conquista dos objetivos almejados a partir das atividades previstas.
Especificam o tempo/duração que se pretende com o trabalho.
Pretendem uma mudança qualitativa nos esquemas de conhecimentos dos alunos acerca do conteúdo trabalhado.
Apresentam instrumento de avaliação que permita ao professor perceber a evolução do aluno.

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