sexta-feira, 24 de setembro de 2010

24/08/10 – 2 º dia – unidade 3
Caracterização dos gêneros: parlenda, cantiga de roda, lenda, fábula e conto.
Gêneros Características
Parlenda - jogos culturais orais caracterizados pela ludicidade e estrutura lingüística, ditas ou recitadas pelas crianças com finalidades específicas;
- sonoridade;
- rimas;
- onomatopéias
-Dinamicidade;
- Ludicidade;
- versos poéticos.
Cantiga de roda - são gêneros semióticos (ritmo e melodia) verbal e musical ao mesmo tempo;
Manifestações populares oralmente transmitidas;
- gênero da tradição oral
- rima;
- Aliteração;
- métrica.
Fábula - gênero narrativo que transmite um ensinamento;
- as personagens quase sempre são animais;
- a narrativa é curta, geralmente um diálogo;
- no final da história, destaca-se uma moral (provérbio)
- emprega normalmente a linguagem culta formal ou coloquial
- empregam-se geralmente verbos no pretérito perfeito e imperativo do indicativo nos trechos que per pertencem ao narrador, e presente do indicativo na fala das personagens.
Lenda - histórias fantásticas, interessantes e desafiadoras;
- faz parte da imaginação popular, contadas de forma oral;
Interação com o mundo ficcional;
- representa a cultura de um povo;
-Personagens homens e animais;
Sequência lógica no tempo e no espaço;
- feitos heróicos que levam a um julgamento moral.
Conto - em prosa;
-narrativa curta;
- efeito de impacto em quem o lê;
- existência de um único conflito;
- conteúdo inerente à condição humana;
- Espaço fora da realidade conhecida;
- Convergência para um mesmo ponto;
- imediata compreensão para o leitor;
- concisão, precisão e densidade;
- sequência narrativa estrutural;
- gênero estrutural mais moderno;


Gêneros Características
Parlenda
Grupo: Joelma
Joseane
Mariza
Amilza
Edson -Objetivo: oportunizar aos professores o conhecimento teórico e a reflexão sobre o gênero parlenda.
Procedimentos:
- acolhida/leitura deleite: Hoje é domingo
- indagar: que texto é esse?
- Realização do jogo da parlenda
- separar por dupla (definição de parlenda e suas características) socialização das duplas para o grupão
- leitura compartilhada sobre a fundamentação teórica
- discussão sobre a temática
- separação dos grupos para realização da atividade de produção
- atividade produção final de uma parlenda pelo grupo
Avaliação: sinal de trânsito
Verde – aprendi
Amarelo - preciso aprofundar
Vermelho preciso estudar mais...
Cantiga de roda -
Fábula
Grupo: Maria Carolina
Sara
Augusto
Verônica
Ana Célia 1º momento: distribuir vários textos para que nos grupos eles possam separar por gênero
2º momento: solicitar que os professores listem as características da fábula
3 momento: pedir que os professores planejem uma sequência de atividades para trabalhar o gênero em sala de aula
4º momento: registrar como se deu o passo a passo da sequência de atividades em sala de aula e trazer para socializar no grande grupo
Lenda
Grupo:
Liduina
Helena
Ana Carla
Lirany
Fábio
Nina - Leitura deleite: colocar várias lendas no tapete para os professores fazerem a leitura. Escolhe-se uma para a leitura oral – perguntar sobre outras versões (conhecidas)
- em equipe pedir que façam uma lista com as características da lenda de acordo com os conhecimentos prévios
- distribuir para os professores a fundamentação teórica sobre lendas
- planejar uma aula sobre lendas para utilizar em sua sala de aula utilizando-se de uma atividade seqüenciada.
- corta-se o título e o grupo terá que adivinhar, ou seja, colocar o título, ou vice versa.
Conto
Grupo: Efigênia
Maria do Carmo
Marcia
Vanderly
Liduina
Rita de Cássia
Gracilene
Rosamirtes
Flaviana 1. propor uma contação coletiva com a temática mistério, um começa e vai passando o fio condutor para o outro
2. dividir o grupo em duplas, entregar duas versões de uma mesma história e pedir que analisem as características. Depois cada grupo (dupla) irá construir, criar uma nova versão daquele conto.
4. socializar as três versões de cada dupla
5. organizar a coletânea de contos

Nenhum comentário:

Postar um comentário