Atividades com Dicionários
No último encontro do fascículo 4 do Pró-Letramento Alfbabetização e Linguagem em Mesquita refletimos sobre o uso do dicionário em sala de aula.
Realizamos algumas atividades práticas e lúdicas e descobrimos como pode ser prazeroso e proveitoso utilizá-lo no ciclo de alfabetização.
Seguem algumas propostas de atividades bem interessantes!
Atividade 1
Produção de um dicionário da classe
Depois de observarmos cuidadosamente a apresentação dos textos nos dicionários, que tal criarmos um dicionário da turma, com os nomes das crianças, relacionado-os em ordem alfabética? A turma poderia propor descrições de natureza física e afetiva sobre os colegas para compor as definições, por exemplo, incorporando etimologia, abreviações e outros conceitos importantes.
Atividade 2
Ordem alfabética dos nomes
Cada aluno escreve em um papel o nome de outro aluno da classe, aquele que vem logo depois do seu na lista de chamada, sendo que o último da chamada ficará encarregado de escrever o nome do primeiro. O(a) professor(a) embaralha todos os nomes e depois solicita que os alunos coloquem os papéis em ordem alfabética, colando-os numa cartolina para serem visualizados por todos. Você tanto pode trabalhar com nomes inteiros, quanto com o primeiro ou o último nome, e assim, com estas alternativas, pode repetir o jogo algumas vezes, de maneira diferente.
Atividade 3
Jogo de adivinhação:
Cada grupo consulta o dicionário e escolhe uma palavra de uso pouco freqüente. Em seguida, registra no caderno uma definição extraída do dicionário e uma outra inventada pelo grupo. Então, um grupo lê as duas definições para o outro, que deve dizer qual a definição real e qual a inventada. Afinal, além de consolidar os conceitos trabalhados, os jogos podem tornar as aulas mais alegres e descontraídas.
Atividade 4
Jogo do começo
O (a) professor(a) leva para a classe diversos textos — anúncios, jornais, cartazes e capas de revistas — e solicita aos alunos que encontrem as palavras que começam com a letra A. Os alunos copiam as palavras começadas por A no caderno e depois colocam em ordem alfabética. Em seguida, o(a) professor(a) pede para encontrarem palavras que começam com a letra M, por exemplo, e assim sucessivamente até completar todo o alfabeto.
Este jogo pode ser integrado com a consulta ao dicionário, para as palavras desconhecidas, como no jogo abaixo.
Atividade 5
Campeonato de palavras ou caça-palavras
O (a) professor(a) distribui diversos textos para os alunos, divididos em grupos, e solicita que eles circulem todas as palavras difíceis. Em seguida, cada grupo vai anotar os vários significados propostos para cada uma das palavras circuladas. Depois, os grupos voltam aos textos para discutir qual o significado que se aproxima do contexto em que a palavra foi utilizada. Se houver discordâncias, o problema será resolvido numa plenária maior, com a participação de toda a classe.
Atividade 6
Stop modificado
O aluno divide uma folha de papel em branco, em colunas verticais com os seguintes nomes: flores, cores, frutas, meninos, meninas, cidades, carros, etc.
Essa atividade também pode ser feita coletivamente no quadro-negro desde o princípio ou no final para visualizar o resultado geral. Em seguida, o(a) professor(a) sorteia uma letra do alfabeto e dá um tempo para cada aluno pensar e escrever (5 minutos para cada letra sorteada), por exemplo a letra A: Amor-perfeito (flor), Amarelo (cor), Abacate (fruta), Amauri (menino), Amélia (menina), Adamantina (cidade) e Alfa Romeu (carro). Quem não conseguir encontrar algum nome começado com A, deixa o local em branco. No final da atividade, cada um soma sua pontuação (pode estipular 5 pontos para os nomes repetidos e 10 pontos para os nomes que não se repetem na folha de outros colegas). Depois de tudo finalizado, os alunos podem juntar todas as folhas individuais e, juntos, organizarem todos os nomes encontrados em ordem alfabética num grande mural, feito com papel manilha.
Atividade 7
Revisão e reescrita de texto
No momento dedicado ao aperfeiçoamento do texto, podemos dividir a turma em grupos e distribuir uma produção diferente para cada um. Um código acertado com a turma — um círculo, por exemplo — indicaria incorreção ortográfica nos textos analisados previamente pelo(a) professor(a). Os grupos teriam um tempo estipulado para conferir a ortografia das palavras circuladas no dicionário e reescrever os textos, focalizando o seu aprimoramento.
!
Matemática
Jogo do Plim
Objetivo:
Utilizar as quatro operações: Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão.
Resolver histórias matemáticas.
• Material:
1. 1 trilha confeccionada em TNT
2. 2 dados normais
3. 1 dado com os sinais de adição e subtração
4. Cartas com as histórias matemáticas
Desenvolvimento:
A turma divide-se em dois grupos. Cada grupo escolhe um componente para participar da trilha.
Os componentes escolhidos devem jogar os dados para iniciar o caminho pela trilha.
Cada componente caminhará na trilha de acordo com o número que foi indicado.
O número será o resultado da operação realizada com os dados. Soma-se ou subtrai-se as quantidades dos dados conforme o sinal sorteado.
A parada em um círculo “Plim” significa que o participante deverá pegar a carta com a mesma numeração, ler a história matemática em voz alta e respondê-la. Os componentes do grupo poderão auxiliar o participante. O tempo para resposta será estipulado.
Se o participante acertar terá direito a mais uma jogada.
Vencedor é o que primeiro alcançar o final da trilha.
As cartas deverão ser criadas de acordo com os conteúdos trabalhados e necessidades da turma.
Os alunos poderão criar a trilha e você criará as cartas e perguntas da trilha.
No site abaixo há sugestões para cartas e trilha.
http://www.scribd.com/doc/22470729/Atividades-Praticas-de-Atividades-Praticas-de-Matematica
Língua Portuguesa
Você conhece o “Jogo do Dicionário”?
• Material:
1. 1 dicionário folhas de papel lápis ou canetas
Objetivo:
Ampliação do vocabulário
Desenvolvimento:
Cada vez um jogador pega o dicionário, folheia e escolhe uma palavra estranha e que ele acha que ninguém vai conhecer.
Todos os jogadores escrevem então num pedaço de papel uma descrição/definição para essa palavra.
Não precisa ser verdadeira, mas precisa parecer verdadeira!
Aquele jogador que escolheu a palavra copia também a sua descrição numa folha de papel.
Ele recolhe, então, os papéis de todos e lê as descrições em voz alta, inclusive a verdadeira, mas sem dizer qual é qual.
Agora chegou a hora de votar!
Os jogadores votarão na descrição/definição que acreditam ser a verdadeira.
Quem acertar ou se aproximar mais da definição real, recebe 2 pontos, mas quem receber votos, ganha 1 ponto por cada voto recebido.
O jogo termina quando alguém atingir o número de pontos determinado no início da partida, por acordo feito entre os jogadores.
http://wiki.laptop.org/go/Atividade:_Regras_de_Jogos
História
Júri Simulado
Tema: Dia da consciência negra
Esta é uma técnica que exige um estudo prévio dos alunos e apresentação do tema pelo professor.
É uma técnica de aprendizagem que simula um julgamento, onde os alunos têm a oportunidade de argumentar, apresentar provas e evidências a favor ou contra o que está sendo julgado. Além da força da argumentação que se evidência, destaca-se a necessidade de emitir um julgamento de valor entre outros aspectos relevantes que podem ser trabalhados.
Os alunos deverão ser organizados em grupo para que possam fazer suas defesas e acusações. O juiz poderá ser o professor ou um outro aluno que tenha conhecimento sobre todos os temas tratados.
Sugestões de temas para o júri simulado:
• Julgamento de um abolicionista ou escravocrata.
• Cotas para afro descendentes
• Julgamento de uma atividade de racismo.
http://www.app.com.br/portalapp/uploads/coletivos/quinzena_consciencia_negra_sugestao_atividades_escolas.pdf
Geografia
Objetivos:
Relacionar conteúdos da disciplina, favorecer a pesquisa, permitir a troca de informações, produzir textos científicos, argumentativos e ampliação do vocabulário.
Criação de um blog para a turma escrever durante o ano sobre descobertas relacionadas aos conteúdos de Geografia. Todos os alunos postam informações relacionadas aos temas, fazem perguntas, apresentam trabalhos e interagem com outras pessoas. O professor de informática da escola poderá dar uma mãozinha na criação do blog.
Ciências
Seminários
Objetivo:
Trabalhar a oralidade da turma, produção de resumos e esquemas, aprofundamento do conteúdo e reconhecimento da importância da pesquisa para elaboração de um trabalho coeso.
Desenvolvimento:
Alunos e professores selecionam temas e escolhem os que serão estudados pela turma. Os alunos dividem-se em grupos e escolhem e os assuntos que pesquisarão na escola e em casa para elaboração do trabalho. Todo trabalho deverá ser organizado em sala para que o professor possa intermediar em relação às abordagens que serão feitas, conteúdo a ser apresentado e estratégias utilizadas pelo grupo.
Os dias de apresentação deverão ser combinados previamente para que os alunos se programem quanto ao estudo e forma de apresentação do trabalho. Depois, os próprios alunos poderão fazer uma autoavalição para perceber o que poderia ter sido mais estruturado, enfatizado e elaborado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário