1. História Coletiva:
Colar figuras, em seqüência, nas laterais de uma cartolina deixando uma extremidade livre para traçar a seta inicial do jogo. Riscar e separar as figuras com caneta hidrocor.
Material Necessário: cartolina, figuras, dadinho, cola, régua, caneta hidrocor.
Jogo:
Equipe de quatro. Jogar o dadinho, contar as casas e na figura que parar, iniciar a história. Prosseguir o jogo e o texto com os demais elementos.
Sugestão para correção:
Auto Correção: após a conclusão do jogo. Ler o texto e realizar a auto correção;
Troca de texto: trocar os textos entre as equipes e realizar a correção com a participação de todos da equipe;
Reestruturação do texto: reestruturar o texto no quadro com a participação dos alunos, questionando os elementos gramaticais, ortográficos e textuais;
2. Texto em duplas: na produção do texto em duplas, cada um deve escrever uma linha e passar para o seu par que deverá dar continuidade ao pensamento já iniciado. Não pode haver conversa, só escrita. Caso a palavra seja cortada no final da linha o par tem que terminar a palavra e continuar. Depois do texto pronto é que se dá o título.
3. Completar História: O professor distribui fichas com início e final de um texto, os alunos devem completar o meio da história. Pode ser feito em duplas ou em equipes maiores.
4. Reescrever Histórias: O professor lê uma pequena história e os alunos devem reescrevê-la mudando o final, a critério do aluno ou o professor pede que façam um final absurdo, engraçado, feliz, triste, etc.
5. Misturando os personagens: Criar uma história usando os personagens de três histórias. Cada equipe recebe três livros de história.
6. Moderno X Antigo: Fazer uma história usando três personagens antigos e três modernos.
7. Desenho Cego: Formar grupos de cinco elementos. Com os olhos fechados todos devem fazer alguns traçados em uma folha. Depois abrem os olhos e procuram ver o que foi desenhado. Em seguida passa-se para o vizinho que vai acrescentar algo mais no desenho e passa adiante. A atividade continua até que o desenho chegue ao seu iniciante que faz os retoques finais. Em seguida, a equipe deverá elaborar um texto usando todos os desenhos como ilustração. Na apresentação, enquanto um aluno lê, os outros vão mostrando as ilustrações.
8. Painel ou Propaganda: Recortar de revistas as propagandas e ordená-las de forma a criar um texto.
9. Painel com figuras geométricas recortadas de revistas, papel crepom, de presentes, etc. Cada grupo monta um painel. Em seguida, os grupos trocam os painéis entre si e produzem o texto de acordo com os mesmos, que pode ser uma história, música e poesia. O grupo que produziu o texto faz a apresentação, em seguida, o grupo que fez o painel diz se o significado foi apreendido pelo outro grupo ou não e dá o seu significado.
10. Texto com gravuras: cola-se em uma folha de sulfite uma gravura e escreve-se ao lado, palavras relacionadas com a gravura. Os alunos devem compor o texto usando todas as palavras listadas.
11. Texto acrescentando elementos: todos iniciam a elaboração de um texto livre. O professor espera um pouco e tira um objeto de uma caixa e orienta para que o mesmo seja incluído no texto, espera mais um pouco e tira outro objeto, assim sucessivamente, até que todos os objetos que escolheu estejam incluídos no texto dos alunos.
12. Texto oral: cada aluno escreve uma palavra em um papel. O professor recolhe e redistribui para a turma novamente. Para iniciar, um aluno começa a contar a história a partir da palavra que recebeu. Outro aluno continua a história acrescentando a sua palavra e assim sucessivamente até que todos tenham participado da história.
13. História em equipe:
1. O professor lê uma história. As crianças devem reescrever a história em quadrinhos. Usar histórias curtas;
2. Cada elemento do grupo deverá pensar em um personagem: como é, o que faz, como vive, do que gosta, etc. Em seguida, cada um deve descrever o seu personagem para que a equipe produza uma história incluindo todos os personagens imaginados.
14. História a partir de um título: o professor fornece para a turma um título desconhecido. As equipes devem discutir e escrever uma história a partir do título dado. Após a leitura das histórias das equipes, o professor lê a história original.
15. História com elemento estranho: o professor lê uma história tradicional, já conhecida, para os alunos, que devem produzi-la introduzindo um elemento estranho. Ex: Chapeuzinho Vermelho e o elemento estranho poderia ser um disco voador.
16. De duas faça uma: recorta-se duas histórias em várias partes e entrega-se para a equipe que vai recriar, usando as duas histórias, uma terceira. Pode sobrar pedaços dos recortes.
17. Poesias ou poemas: recorta-se por versos (cada linha) e coloca-se a poesia em um envelope. A equipe deve montar a poesia usando sua criatividade. Em seguida, o professor lê o original para comprovar que há várias maneiras de enfocar o mesmo tema.
18. Rodízio de três minutos: cada elemento da equipe coloca seu nome na folha e inicia um texto. Após três minutos o professor dará um sinal para que os textos sejam passados para o vizinho (sentido relógio), a cada três minutos os textos deverão ser passados até que cada um receba seu texto de volta. Quando cada um estiver de posse do texto que iniciou deve terminá-lo encerrando assim um texto em que todos os elementos do grupo participaram.
19. Livro sem legendas: apresentar para os alunos um livro sem legendas, só com figuras, só com escritas, discutir com os alunos sobre os mesmos. Os alunos podem fazer a legenda do livro que só tem figuras ou fazer os desenhos do livro que só tem legenda.
20. Ordenando a história: o professor elabora várias fichas que contém trechos de uma história. Estas fichas são embaralhadas e entregues para cada equipe, uma para cada. O grupo lê a história que montou e a professora lê a original.
21. Criando um personagem: pedir para os alunos criarem um personagem e escreverem como ele é. Num segundo momento, pedir para as crianças darem vida a esse personagem, criando uma história.
Nenhum comentário:
Postar um comentário