Tanta tinta (Cecília Meireles)
Ah! menina tonta, Responda.
toda suja de tinta Na 1ª estrofe:
mal o sol desponta! * De quem o poeta está falando?
* Que está contando?
( Sentou-se na ponte,
muito desatenta... Na 2ª estrofe:
E agora se espanta: * Que o poeta conta nesta estrofe?
Quem é que a ponte pinta
com tanta tinta?...) Na 3ª e 4ª estrofe:
* Por que a menina se sujou de tinta?
A ponte aponta * Quem é a autora desse poema?
e se desaponta.
A tontinha tenta Que tipo de texto é esse? _________
limpar a tinta,
ponto por ponto
e pinta por pinta...
Ah! a menina tonta!
Não viu a tinta na ponte!
Poema é qualquer composição literária com valor poético, em versos ou não.
Versos é cada linha do poema. Estrofes é um agrupamento de versos
Leia os versos abaixo e crie um título. ¬¬¬¬¬¬
Bete quer ser bailarina,
Zé quer ser aviador.
Cássio vai plantar batata,
Juca quer ser ator.
Mas eu não sei se vou ser
poeta, doutora ou atriz.
Hoje eu só sei de uma coisa:Quero ser muito feliz!
1) Quantos versos há no texto acima?_________________________________
2)
Quais os sinais de pontuação utilizados?____________________________
Várzea (Heriqueta Lisboa)
Pela várzea Enquanto isso o
verde-moita bailareco
sob as cortinas das acácias
da noite, _ saias brancas
de papel _
pulam sapos animado
de contentes, continua
grilos mostram até a vinda do sol.
finos dentes
O que diz o texto:
Chegam todos 1) Releia a 1ª e 2ª estrofe e responda:
serelepes a) De que bichinhos fala o poema?
para a festa b) Que fazem os sapos? Os grilos?
que promete. c) O poema fala em cortinas da noite. Que são
cortinas da noite?
Vaga-lumes
_ lamparinas _ 2) 3ª estrofe:
conduzem os a) Por que a autora diz que a festa promete? O
convidados. que quer dizer ela com essa expressão?
Vento sopra 3) 4ª estrofe:
numa flauta a) Quem são os convidados?
treme-treme b) Quem conduz os convidados? Por que eles?
de bambu.
4) 5ª estrofe:
Pernilongos a) Que música se ouve?
tisiquinhos
são violinos 5) 6ª estrofe:
em surdina. a) A que se assemelha os pernilongos?
Lá nos altos 6) 7ª estrofe:
Dona lua a) Como está a lua?
sem sorrir
e sem chorar. 7) Que tipo de texto é esse? __________________
As coisas que a gente fala
(Ruth Rocha) O que diz o texto:
As coisas que a gente fala, 1) Responda.
saem da boca da gente a) Por que a comunicação é tão importante
e vão voando, voando para o homem?
correndo sempre em frente. b) Você tem facilidade para se comunicar
Entrando pelos ouvidos suas idéias?
de quem estiver presente. c) Quais são as maneiras que vice utiliza
para comunicar suas idéias?
Quando a pessoa presente d) Como você reage quando as opiniões
e pessoa distraída são contrárias às suas?
não presta muita atenção. 2) Complete.
Então as palavras entram a) O título do poema é...
e saem pelo outro lado b) Seu(a) autor(a) é...
sem fazer complicação. c) O poema possui _____ versos e ______
estrofes.
Mas às vezes as palavras 3) Retire do texto as rimas de:
vão entrando nas cabeças, gente __________________________
vão dando voltas e voltas, atenção ________________________
fazendo reviravoltas voltas __________________________
e vão dando piruetas. cabeças ________________________
Se você for inventor invente (José Paulo Paes)
Um creme Um pente E um lenço
que tire ruga que penteie sozinho forte bastante
de pescoço lombo para assoar tromba
de tartaruga de porco-espinho de elefante
O que diz o texto:
1) Explique o que é engraçado nesse poema.
R: ___________________________________________________________
2) Vá ao texto e circule os pares de rimas das estrofes.
3) Qual o título do poema?
R: ___________________________________________________________
4) Quem é o seu autor? R: __________________________________________
O gato malhado e a andorinha Sinhá (Jorge Amado)
Do gato malhado ninguém se aproximava. As flores fechavam se ele vinha em sua direção.
Um gato mau. Mau e egoísta. Deitava-se pela manhã sobre o
capim para que o sol o esquentasse, mas apenas o sol subia no céu, ele o
abandonava por qualquer sombra cariciosa. Ingrato.
Assim vivia ele, quando a primavera entrou pelo parque adentro, num espalhafato de cores, de aromas, de melodias.
O gato malhado aspirou a plenos pulmões a primavera
recém-chegada. Sentia-se leve, gostaria de dizer palavras sem
compromisso, de andar à toa, até mesmo de conversar com alguém. Procurou
mais uma vez com os olhos pardos, mas não viu ninguém.Todos haviam
fugido.
Não, todos não. No ramo de uma árvore, a Andorinha Sinhá fitava o gato malhado e sorriu-lhe.
Somente ela não havia fugido.
O que diz o texto:
Agora, observe e marque de acordo.
1) Do gato malhado ninguém se aproximava.
( ) adjetivo ( ) pronome ( ) substantivo
2) As flores fechavam se ele vinha em sua direção.
( ) artigo ( ) verbo ( ) artigo
3) Um gato mau. Mau e egoísta.
( ) adjetivo ( ) preposição ( ) interjeição
4) ... ele o abandonava por qualquer sombra cariciosa.
( ) artigo ( ) pronome ( ) substantivo
5) ... com os olhos pardos, mas não via ninguém.
( ) Artigo ( ) substantivo ( ) pronome indefinido
6) Não, todos não.
( ) advérbio ( ) artigo ( ) pronome
7) O gato malhado aspirou a plenos pulmões.
( ) adjetivo ( ) artigo ( ) pronome
8) Procurou mais de uma vez com os olhos pardos, mas não viu ninguém.
( ) Preposição ( ) advérbio ( ) pronome
9) Que tipo de texto é esse? _________________________________________
A vida na cidade pequena (Carlos Heitor Cony)
A turma se reunia todas as tardes na lanchonete do Seu
João, baiano, simpático, que não perdia ocasião de falar sobre as
belezas de Ilhéus. Naquela terça-feira , havia uma razão especial:
Nelson, recém-chegado de uma semana de São Paulo, prometera contar as
novidades.
Em Santa Isabel, cidade pequena do interior
do Paraná, qualquer coisa era motivo de alvoroço. O pessoal se dividia
entre a oitava série e o segundo grau. Durante a semana, era o colégio, a
lanchonete para o bate-papo no fim de tarde, cinema quando o filme era
bom. E dormir cedo para acordar cedo no dia seguinte. Aos sábados e
domingos, no verão havia o clube para nadar, pela manhã. À noite, iam
todos para a casa de um deles, ouvir música, dançar e conversar. De
quando em quando, uma festinha de aniversário e, para os mais velhos, os
raros bailes no clube. Vidinha tranqüila e igual.
Eram
todos amigos, desde pequenos. Alguns já faziam planos para a faculdade.
Os mais novos ainda não se preocupavam com o futuro. Iam estudando e
vivendo.
O que diz o texto:
1) A cena descrita pelo texto passe-se:
( ) na capital do Paraná.
( ) em Ilhéus.
( ) em uma cidade pequena do Paraná.
2) Faça a relação, de acordo com o texto.
colégio quando o filme era bom.
lanchonete natação pela manhã.
cinema na casa de um deles.
verão durante a semana.
músicas e danças conversar no fim de tarde.
3) De vez em quando havia:
( ) espetáculo de circo.
( ) teatro na cidade.
( ) festinha de aniversário.
4) A vida na cidade era:
( ) movimentada. ( ) diferente.
( ) agitada. ( ) tranqüila e sempre igual.
5) Que tipo de texto é esse? _________________________________________
NOTÍCIA
A notícia é um texto jornalístico que informa o que está acontecendo no Brasil e no mundo.
A notícia deve ser verdadeira, curta e clara. Leia:
Os brasileiros recebem prêmios em Genebra (Claudinê Gonçalves)
Dois inventores mineiros, Rômulo Cortez da Silva, 36 e César
Duarte Reis, 43, receberam medalhas de bronze no Salão Internacional de
Inventores de Genebra (Suíça) que termina hoje.
Silva
inventou um hidrômetro - aparelho que mede a quantidade de água
consumida - digital que, ligado ao telefone, faz a leitura de uma
região, suprindo a leitura manual e digitação de dados.
Reis criou um sistema e fixação para transportes de bobinas por
caminhões. Facilmente montado em qualquer carroceria, ele melhora a
segurança do transporte. Outro inventor mineiro, Rodrigo Cunha Júnior,
32, apresentou dois inventos. Um volante com punho giratório, que
permite manobrar com uma mão só, e o sistema de ¨janela ativa para
automóveis, que permite evitar a compressão de ar dentro do veículo, uma
causa de surdez progressiva.
O salão de Genebra é o
mais importante do mundo e apresentou, este ano, mil invenções inéditas e
patenteadas, de 41 países.
O Grande Prêmio do Salão foi
atribuído a um holandês que inventou um sistema misto de ar líquido
para enchimento de colchões e travesseiros ortopédicos.
Folha de São Paulo, dia 07/04/95
A notícia deve conter respostas para as seguintes perguntas:
1) O que aconteceu? ______________________________________________
2) Quando aconteceu? _____________________________________________
3) Onde aconteceu? _______________________________________________
4) Como aconteceu? ______________________________________________
5)
Com quem aconteceu? __________________________________________
_______________________________________________________________
6) Por que aconteceu? _____________________________________________
_______________________________________________________________
7) Que tipo de texto é esse? _________________________________________
Leia a notícia: Fernando Henrique Cardoso é eleito presidente do Brasil
Encerradas as apurações das eleições gerais, de 15 de
novembro de 1994, o Brasil tem um novo presidente: Fernando Henrique
Cardoso, pela vontade do povo.
O que diz a notícia:
1) O que aconteceu? ______________________________________________
_______________________________________________________________
2) Quando aconteceu? _____________________________________________
3) Onde aconteceu? _______________________________________________
4) Como aconteceu? ______________________________________________
5) Com quem aconteceu? __________________________________________
6) Por que aconteceu? _____________________________________________
Agora é com você: recorte de jornais, revistas uma notícia. Cole-a e responda as perguntas.
1) O que aconteceu? ______________________________________________
2) Quando aconteceu? _____________________________________________
3) Onde aconteceu?_______________________________________________
4) Como aconteceu? ______________________________________________
5) Com quem aconteceu? __________________________________________
6) Por que aconteceu? _____________________________________________
A velhice
Merece destaque especial, ao estudar as fases da vida, a velhice. Atual-
mente, tem aumentado a expectativa de vida do ser humano, o que resulta em um número maior de pessoas idosas.
È importante a sociedade discutir a situação dos idosos, promovendo a sua integração social. Para isso é preciso:
• respeitá-los como pessoas capazes;
• valorizar a sua participação na vida social;
• promover atividades próprias à sua idade;
• exigir dos nossos legisladores a elaboração de leis que garantam o seu bem estar;
• acolhimento e respeito pela família.
As condições de vida dos idosos são um indicativo da qualidade de vida da sociedade em geral.
Responda:
1) Em que situações um idoso é desrespeitado?
2)Os idosos nos ensinam muitas coisas sobre a vida. Você trata bem os idosos?
3) Escreva uma frase incentivando o respeito e a valorização do idoso.
Troca (Roseane Murray)
Troco um passarinho Troco um passarinho
na gaiola na gaiola
por um gavião em por uma andorinha
pleno ar. em pleno vôo.
Troco um passarinho Troco um passarinho
na gaiola na gaiola
por uma gaivota por uma gaiola aberta
sobre o mar vazia...
O que diz o texto:
1) Como você acha que se sente um pássaro preso na gaiola?
2) Se você pudesse ser um pássaro, que pássaro gostaria de ser?
3) Complete o verso. Use a imaginação!
Troco um passarinho por...
4) Escreva o nome das aves citadas no texto.
5) Esse poema tem quantos versos? Quantas estrofes?
6) Qual o nome de sua autora?
Diário de Zuza (Ricardo Azevedo)
21 de setembro
O Chico agora é que nem a gente. Todo santo dia, vem
brincar depois do almoço. Tem até um carrinho de rolimã com breque.
De vez em quando, sempre, dá briga no jogo, mas é normal.
Só que é raro ele fazer gol. Ontem, a gene jogou contra o
time-do-outro-lado-da-praça. Foi fogo! Tinha um grandalhão no gol deles
que era impossível. Devia ser proibido gordo jogar de goleiro.
Uma hora a bola batia na barriga, outra na coxa, no peito, no
papo, não sei onde e nada de entrar. As meninas fizeram uma torcida que
valeu. Estava três a três. No finzinho o Chico veio sei lá como,
tropeçou, levantou, ajeitou e encheu o pé de bico. Que golaço! A gente
ganhou.
Depois do jogo a turma resolveu ir até a
padaria Alfama tomar sorve-te porque aqui no bar do seu Porfírio,
desculpe muito, mas só tem sorvete de palitinho que acaba mais depressa
e, ainda por cima, pinga na roupa da gente.
O que diz o texto:
1) Quem é o autor do texto? ________________________________________
2) Quem é o narrador do texto? ______________________________________
3) Quantos parágrafos ele tem? ______________________________________
4) De quem é o diário? ____________________________________________
5) Em que dia foi escrita a página que você leu? ________________________
6)Qual a assunto principal do texto? __________________________________
7) Por que as crianças não queriam tomar sorvete no bar do seu Pofídio? _____
_______________________________________________________________
8) Que tipo de texto é esse? _________________________________________
A serenata (Graça Batituci)
Silas e Sérgio aproveitaram o silêncio da noite e prepararam uma surpresa para Selene.
Pegaram seus instrumentos musicais e foram fazer uma
serenata debaixo de sua janela.
Selene acordou com sono, abriu a persiana e agradeceu
emocionada.
1) Quem são os personagens da história?
2) Quantos parágrafos tem o texto?
3) Qual o seu título e o nome de sua autora?
4) O que Silas e Sérgio foram fazer debaixo da janela de Selene?
Driblando na rua (José Linhares)
A bola rola, 1) Complete.
rebola embola. a)O título do poema é ____________________
b)Seu autor é ___________________________
A algazarra, a garra, c)O texto tem _______ estrofes.
a farra, o gol na marra. d)E _______ versos.
A alegria, a folia, 2) Qual é o assunto principal do texto? ________
a magia, a gritaria _____________________________________
O menino corre. 3) Por que o jogo acabou? __________________
O sol explode. _____________________________________
O suor escorre.
4) Pinte as rimas do texto.
A bola bate,
rebate, no combate voa. 5) Observe:
¨ Dona Sinhá vem para a rua.
A meninada pára.¨
A vidraça parte, a ) Existe diferença entre as palavras sublinha-
reparte, estilhaça. ¬¬ das? _______________________________
b) Forme 2 frases usando em cada uma delas
Dona Sinhá vem para a rua. as palavras sublinhadas.
A meninada pára. _____________________________________
O coração dispara. ____________________________________
A fuga. O silêncio.
c) Que tipo de texto é esse?
A bola, o menino, ____________________________________
os cacos.
Fim de jogo.
Dois a zero.
Nome: ________________________________
Escola: _______________________________
_______________________________
Leia o classificado abaixo.
Procura-se uma cachorrinha
Desapareceu da casa de seu dono uma cachorrinha vira-lata, que atende pelo nome de Luna.
Ela é pequena, de pêlo branco com manchas pretas. Traz uma
coleira no pescoço com o nome dela. Ela manca de uma perna por estar
machucada.
Quem souber do paradeiro poderá informar pelo telefone 23 1000 que receberá uma boa gratificação.
A volta de Luna fará uma menina de 9 anos sorrir de novo: A pequena Taís.
Retire do classificado acima:
1) nome da cachorrinha _________________________________________
2) telefone para contato _________________________________________
3) tamanho da cachorrinha ______________________________________
4) raça dela __________________________________________________
5) cor do pêlo ______________________________________________
6) Nome da dona da cachorrinha _____________________________________
Fazer o quê? (Graça Batituci)
Planejei um passeio Verbo é a palavra que pode exprimir
Amanheceu chovendo ação, estado ou fenômeno da natureza.
Relampejava... escurecia...
Chuva de granizo! 1) Continue tirando verbos do texto:
Esperava melhorar! a) fenômeno da natureza: ___________
Nada... _______________________________
Ainda ventava forte. b) estado: ________________________
Trovejava muito. ______________________________
Resolvi desistir.
Chorei, fiquei triste. c) ação: __________________________
Marquei para outro dia. ______________________________
Fazer o quê?
2) Que tipo de texto é esse? _________________________________________
Meu automóvel (José Paulo Paes)
Eu tenho um automóvel 1) Complete.
diferente a) O título do poema é __________________
que não assusta bicho b) Seu autor é _________________________
nem atropela gente. c) Ele tem ___________ estrofes.
d) E __________ versos.
Um automóvel
que espera na sua 2) Pinte as palavras que rimam.
até tartaruga
atravessar a rua. 3) O que você achou desse automóvel?
____________________________________
Um automóvel
que não ganha corrida 4) O que aconteceria se fosse verdade o que
mas nunca fez ninguém diz:
perder a vida. a) a 2ª estrofe: ________________________
____________________________________
Um automóvel b) a 4ª estrofe: ________________________
que durante a viagem ____________________________________
sem pressa nenhuma c) a 5ª estrofe: ________________________
admira a paisagem. ___________________________________
Um automóvel 5) Que tipo de texto é esse?
que não polui o ar. ____________________________________
Subam nele, crianças:
vamos passear.
Ninho no coração (Pedro Bandeira)
O passarinho Agora só tem a mim
caiu do ninho. e eu agora tenho a ele.
Cortaram a árvore, Vou colocar com cuidado
pisaram no ninho, no bolso da minha blusa.
e o passarinho Parece que está com frio,
não tem mais lar, pois pulsa na minha mão.
não tem mais mãe, Quem sabe ele faz um
não tem mais nada, ninho
não tem mais ninguém. dentro do meu coração.
1) Leia a frase e use o acento agudo ou o circunflexo.
Os operarios da fabrica de vasos de ceramica vão para casa de onibus
e de metro.
2) Complete as frases com as palavras do quadro.
dispensa - despensa
a) O aluno pediu ____________________ à diretora.
b) A _________________ da escola está vazia.
bocal - bucal
a) A higiene ________________ ajuda a manter a saúde dos dentes.
b) O _______________ da lâmpada está defeituoso.
sábia - sabia - sabiá
3) Complete as frases abaixo com
Paula é uma menina muito ________________. Ela ____________
que o _______________ é um pássaro cantor muito comum no Brasil.
4) Complete com as palavras adequadas.
a) sem - cem:
João estava __________ camisa jogando com suas __________ biloscas.
b) pais - país:
Os ___________ de James nasceram num ______________ da Europa.
c) pelo - pêlo:
O ____________ do meu cão caiu _______________ fato dele estar doente.
5) Complete as frases com uma das palavras entre parênteses.
a) Ele trabalhou ________________ como pintor. ( mau - mal )
b) O ______________ deve vencer o mal. ( bom - bem )
c) Você chegou num _______________ dia. ( mau - mal )
d) Aquele ____________ rapaz sempre fez o _____________. ( bem - bom )
e) Evite ser _____________ companheiro. ( mau - mal )
6) Numere.
( 1 ) vírgula ( ) indica diálogo.
( 2 ) ponto final ( ) indica o fim da frase.
( 3 ) travessão ( ) serve para fazer perguntas.
( 4 ) ponto de exclamação ( ) separa as palavras.
( 5 ) ponto de interrogação ( ) indica medo, espanto, admiração.
7) Reescreva o trecho abaixo ora condenando, ora absolvendo o réu.
PERDOAR IMPOSSÍVEL MANDAR A FORCA SE O TRIBUNAL
CONDENA EU NÃO APELO
8) Complete com ponto final ou ponto de interrogação.
_ Você sabe o que é mexedorzinho
_ Não O que é
_ É colherinha E o que é suco de vaca
_ Deve ser leite
_ Como você adivinhou
9) Pontue a diálogo com , : _ . ! ?
O coelho perguntou para o jabuti
Compadre vamos apostar uma corrida
O jabuti não ligou para o coelho
Vamos compadre seja esportivo desafiou o
coelho
No final da corrida o coelho exclamou
Você ainda descansou no caminho
10) Complete o texto com as palavras do quadro.
Mil perguntas
_ Álvaro, cadê o berimbau?
_ _____________________
_ Cadê o pardal? Voou
_ _____________________
_ Cadê o mingau? Descosturou
_ _____________________
_ Cadê o cachecol? Murchou
_ _____________________
_ Cadê o pessoal? Acabou
_ _____________________
_ Cadê o girassol? Enferrujou
_ _____________________
Com tantas perguntas, Viajou
Álvaro se mandou.
11) Pontue o diálogo.
Dois garotos brigavam furiosamente na rua
Um senhor passa por eles e separa a briga
Você não tem vergonha Bater num menino bem menor que
você covarde
E o menino
O senhor queria que eu ficasse esperando ele crescer
12) Pontue o diálogo.
O jovem repórter perguntou
Então como foi o jogo
O jogador responde ainda cansado
Que partida dura
Você achou o resultado justo
Não O juiz não apitou bem o jogo
No final da entrevista o repórter se despe de
Até a próxima e muito obrigado
13) Pontue e complete a última fala.
Ao chegar à fazenda Luizinho exclama admirado
Nossa Não imaginei que a fazenda fosse tão grande
Perguntou ao pai
Podemos morar aqui para sempre
Claro que não meu filho Aqui é só para passear
_____________________________________________________
14) Coloque acento.
armazem - cafe - sofa - ninguem - portugues - cipo -
japones - voce metro - tambem - alguem - cafune - atras -
ate - atraves - parabens
15) Use a vírgula.
Pedro comprou uma calça uma blusa e um chapéu para a festa junina.
Lá ele e seus amigos comeram cachorro-quente pipoca salgado pé-de-moleque e cocado.
Eles também beberam refrigerante suco e chocolate.
16) Use a vírgula.
a) Com esse dinheiro você pode comprar sapatos meias cinto e camisa.
b) Taubaté 01 de julho de 2008
c) Pedro Cássio e Regina já saíram.
d) Rua São Paulo 86
e) O leão o tigre e a onça são mamíferos.
f) Maria chegue aqui!
17) Pontue o texto abaixo e crie um título para ele. (Graça Batituci)
__________________________________
Eu estava num banco da pracinha observando um menino. A
primeira coisa que notei foi que ele estava olhando continuamente para o
céu. Aproximei-me dele e disse
Ei garoto O que faz aqui
Fico observando as nuvens
Por quê
Porque me sinto feliz
O que você nas nuvens
Vejo carneirinhos coelhinhos rostos gatinhos e outras coisas
Mas eu olho para o céu e não vejo nada do quê você vê
Se você prestar atenção verá mais do que eu. Tente!
Dicionário maluco (Duda Domenico e Laert Sarrumor)
[...]
Armarinho: vento que vem do mar.
Barganhar: receber um bar como herança.
[...]
Coachar: encontrar algo, em conjunto com alguém.
[...]
Detergente: prender pessoas.
[...]
Esfera: animal selvagem domesticado.
Portela: pendurar quadro.
No reino das palavras (Luis Fernando Veríssimo)
No reino das Palavras, a palavra “rei” não é o rei.
O que deixa o “rei” muito chateado.
_ Se eu sou o “rei”, por que não sou o rei? _ pergunta a palavra “rei”.
_ Porque a palavra não é a coisa _ não cansa de explicar a
palavra “rainha”, que por sinal não é casada com o “rei”. São apenas
bons amigos.
_ Imagina só _ diz a palavra “fedor” _ se o nome fosse a coisa. Ninguém chegava perto de mim.
_ E eu vivia presa _ diz a palavra “assassino”. _ Era só mostrar a minha identidade e me prendiam.
_ Não entendo _ insiste a palavra “rei”. _ De que adianta ser “rei” e não ser o rei?
_ Por isso não _ comenta a palavra “rico”. _ Eu me chamo “rico” e não tenho um tostão.
_ E eu que me chamo “tostão” e não tenho nem isso? _ diz a palavra “tostão”.
Se o nome fosse a coisa eu já tinha morrido _ acrescenta a palavra “doente”. _ E no entanto estou aqui com saúde.
_ Que que tem eu? _ pergunta a palavra “saúde”, que estava distraída.
_ Nada _ diz a rainha. _ Nós apenas estamos tentando
convencer o “rei” de que todas as palavras são iguais. Nenhum é melhor
que a outra.
_ Se bem que algumas são mais feias que as outras... _ diz a palavra “alguém”.
_ Isso é comigo, é? _ diz a palavra “seborréia”.
_ Eu não citei nomes _ diz “alguém”.
_ Vamos parar com isso _ diz a “rainha”. _ No reino das
Palavras nenhuma é melhor que a outra. Algumas são mais feias, outras
mais bonitas, algumas são compridas, outras são mais curtas, algumas são
mais usadas, outras só aparecem de vez em quando, mas sempre palavras,
apenas palavras. Apenas os nomes das coisas, e dos atos, e dos
sentimentos. Estes, sim, é que são bons ou maus. E chega de discussão.
_ Você, falando desse jeito... _ diz o “rei”.
_ O que que tem?
_ Parece que é a rainha das palavras.
_ Bom, meu filho, alguém tem que mandar aqui dentro.
O diz o texto:
1) Qual palavra revelou que se considera rainha do reino onde vive e que reio é esse? De que forma ela faz essa revelação?
R: _____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
2) Você concorda com a afirmação final do texto: “Alguém tem que mandar aqui dentro”? Por quê?
R: _____________________________________________________________
____________________________________________________________
____________________________________________________________
3) Observe e escreva em que ordem aparece no texto os parágrafos que não se iniciam com travessão.
R: _____________________________________________________________
_____________________________________________________________
4) Assinale a justificativa correta para não serem usados travessões nos parágrafos observados.
a) ( ) O travessão não é necessário, porque é o início do texto.
b) ( ) O autor achou melhor não usar travessão.
c) ( ) Esses parágrafos trazem a fala da narrador, que não precisa ser iniciado
por travessão.
5) Releia a fala da “rainha” e responda.
“_ Nós apenas estamos tentando convencer o “rei” de que
todas as palavras são iguais. Nenhuma é melhor que a outra.”
a) Por que o “rei” precisava ser convencido de que as palavras são todas iguais?
R: _____________________________________________________________
_____________________________________________________________
b) Qual é a opinião expressa pela rainha nessa fala?
R: _____________________________________________________________
_____________________________________________________________
c) A rainha foi sincera ao expressar essa opinião? Justifique sua resposta.
R: _____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
6) Localize e releia o trecho em que a “rainha” explica o que quis dizer com “A palavra não é a coisa”.
R: _____________________________________________________________
_____________________________________________________________
7) Escreva palavras que, em sua opinião, nomeiam:
a) uma coisa boa e outra ruim - ______________________________________
b) um ato certo e outro errado - ______________________________________
c) um sentimento positivo e outro negativo - ___________________________
8) Observe como os nomes dos personagens aparecem escritos no texto No reino das palavras.
A rainha afirmou que a palavra não é a coisa. Complete as freses com os nomes dos personagens.
a) ____________________, __________________ e ____________________
não opinaram sobre essa afirmação.
b) O ________________ concordou com a afirmação, pois, apesar do nome,
ninguém fugia dele.
c) ___________________ também concordou com a afirmação, porque, se assim fosse, ele estaria preso.
d) ________________ e _______________ afirmaram que a palavra não e coisa, ou então não seriam pobres.
e) O __________________ disse que, embora fosse esse o seu nome, gozava de boa saúde.
9) Responda.
Na sua opinião, para que servem as palavras? De que forma elas podem ser usadas?
R: _____________________________________________________________
_____________________________________________________________
10) Escreva frases usando palavras que sirvam para fazer:
a)rir - __________________________________________________________
_______________________________________________________________
b)chorar - _______________________________________________________
_______________________________________________________________
c)correr - _______________________________________________________
_______________________________________________________________
.
É conversando que a gente se entende (Carolina Vagher)
Na rede, a tia paulista ensina a sobrinha nordestina a tricotar:
_ Olha bem. É simples. Passa a agulha e puxa. Entendeu?
A garota tece.
Resultado: um amontoado de furos.
A tia orienta:
_ Puxa mais o fio para que não fiquem buracos!
A menina não se mexe.
_ Vai querida, puxa assim.
Nada.
_ Acorda, Renata! _ diz a tia impaciente.
A mãe, que acompanha a cena, intervém e resolve a questão:
_ Cuida, Renata, ta ficando tudo folosado. E bota a traça no cabelo pra poder enxergar melhor.
Depois, vira-se para a tia e explica:
_ Ela não estava entendendo o que você dizia.
Tudo bem! _ diz a tia _ Parece que folosado quer dizer
frouxo. Mas botar óculos no cabelo pra quê? Renata nem usa óculos!
_ E não usa mesmo! _ ri a mãe. Eu pedi pra ela prender os cabelos com a tiara, pois eles encobriam seus olhos.
A tia ri:
_ Palavras...
Sinais de pontuação.
1) Transcreva do texto frases que contenham:
a) uma pergunta. _________________________________________________
b) uma afirmação. ________________________________________________
c) Uma ordem ou pedido. __________________________________________
d) uma negação. __________________________________________________
e) uma exclamação. _______________________________________________
LEIA: “CERTA VEZ ADOECI * Explique os significados
FUI PARAR NO HOSPITAL da palavra destacada, em
SEM SABER ONDE ESTAVA cada um dos versos em
QUASE QUE ME DEI MAL que ela aparece.
UM TAL DE ALBERT SABIN
ERA O NOME DO TAL”
LEIA:
Uma pintura pode ser feita de várias maneiras e com
materiais diversos: tinta guache ou óleo, aquarela, grafite etc.
A tinta óleo, mistura de óleo de linhaça com pigmento (pó
colorido), é a preferida de muitos artistas. Isso porque esse tipo de
tinta leve anos para ficar totalmente seco, facilitando retoques,
correções e modificações, mesmo tempos após as obras estarem concluídas.
Mas é preciso muito cuidado no manuseio da tinta óleo, pois ela pode ser tóxica.
1) A que se refere a palavra Isso? Indique o lugar do texto onde você encontrou a resposta.
2)
Em quais parágrafos estão relatadas as vantagens e desvantagens do uso
da tinta óleo? Qual palavra faz a ligação entre esses parágrafos?
Nenhum comentário:
Postar um comentário